Logo Instituto Reaction

Artigos

Avaliação de Composição Corporal – para que serve?

Avaliação de Composição Corporal – para que serve

Uma das primeiras etapas antes de iniciar um esporte, atividade física, ou até mesmo o acompanhamento nutricional, é a Avaliação de Composição Corporal. Através dela, o profissional responsável consegue ter uma visão mais ampla das condições físicas do paciente, e estabelecer o protocolo ideal a ser seguido em cada caso.

Para que essa avaliação tenha sucesso, o profissional que a realiza deve realizar uma anamnese completa, que envolve diversos dados específicos, como relação cintura-quadril, antropometria e medida de IMC. Basicamente, a composição corporal de um indivíduo é estabelecida pela proporção de tecido e gordura, mas para que possamos entender como isso funciona na prática, precisamos compreender como a composição corporal impacta no corpo.

A composição corporal

Por estar diretamente relacionada com diversas condições metabólicas, a composição corporal tem uma grande importância para a saúde de um indivíduo. Dentre os principais fatores influenciados pela composição corporal, estão:

Pressão arterial;
Intolerância à glicose e resistência insulínica;
Dislipidemias.

Diante disso, podemos ver como a relação de gordura corporal pode trazer um grande impacto na saúde e qualidade de vida de uma pessoa, e como a Avaliação de Composição Corporal é relevante para os profissionais da área da saúde.

Por que a Avaliação de Composição Corporal deve ser realizada?

Vimos que a composição corporal tem significativa importância para os indivíduos e para identificar possíveis problemas metabólicos. A Avaliação de Composição Corporal pode ser realizada com diversos objetivos:

Ajudar a estabelecer um programa de treinamento;
Ajudar o paciente a alcançar um maior equilíbrio de gordura corporal;
Guiar o médico na investigação de possíveis problemas de saúde;
Monitorar mudanças corporais durante ciclos de treinamentos específicos;
Estabelecer uma relação entre os pacientes e os profissionais com uma troca de informações mais realista e específica;
Correlacionar o desempenho esportivo com a proporção corporal dos indivíduos.

Como essa avaliação é realizada?

Além da avaliação clínica do paciente, o profissional pode solicitar diversos exames a fim de investigar melhor a composição corporal, como:

Pesagem hidrostática;
Ultrassom;
Raio-X;
Pletismografia com ar;
Condutividade elétrica corporal ou Bioimpedância;
Tomografia computadorizada;
Entre outros.

Contudo, a técnica que é mais aplicada na atualidade por conta da facilidade e do baixo custo, é a antropometria, que significa “medição do corpo humano”. Através dessa prática, o responsável pela Avaliação de Composição Corporal consegue determinar o percentual de gordura medindo as dobras cutâneas de um indivíduo. A equação a ser utilizada para medir esse valor deve ser compatível com a população da qual é derivada.

Nesse sentido, a precisão das informações obtidas está diretamente relacionada com a equação que foi utilizada no cálculo. Para tal escolha, é muito importante levar em conta diversos fatores relativos à pessoa, como sexo, idade, nível de atividade física, e muitos outros. Nesse momento, a qualificação e a capacidade do profissional que está realizando a avaliação são determinantes.

Atualmente, existem inúmeras equações, mas dentre as mais utilizadas, estão: McArdle, Pollock, Guedes, Yuhasz, Faulkner e Lohman.

O papel da Avaliação

Como pudemos observar, a Avaliação de Composição Corporal consegue entregar dados muito relevantes para diversos profissionais, seja para a criação de um plano alimentar, trazer mais equilíbrio na proporção de gordura, estabelecer um plano de treinamento, e muito mais. Além disso, esse equilíbrio permite que diversas condições de saúde sejam prevenidas, garantindo a qualidade de vida e a longevidade do indivíduo. Diante dessa importância, é de extrema necessidade que o profissional responsável pela Avaliação de Composição Corporal tenha preparo e qualificação para seguir todos os protocolos corretos e alcançar um resultado assertivo e confiável durante esse processo.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!