Cardiologia do Esporte

Qual a Função da Cardiologia no Esporte?

Nos dias atuais, a prática esportiva vem crescendo dentre as pessoas que pensam na qualidade de vida ou até mesmo em uma mudança de hábitos diários. No entanto, antes de iniciar tais exercícios físicos, é necessário um acompanhamento de um profissional para avaliar as condições físicas do praticante, para que a introdução da atividade física na vida do indivíduo não causa impactos negativos, como o desencadeamento de uma doença cardíaca.

 

Cardiologia no EsporteA cardiologia do esporte é uma subespecialidade da cardiologia responsável pela avaliação de indivíduos que desejam iniciar atividade física, melhorar a performance no treinamento, assim como avaliar possíveis queixas e sintomas durante o exercício.

 

Praticar atividades físicas acarreta adaptações no coração que muitas vezes podem ser, equivocadamente, relacionadas a doenças do coração. Alterações como: menor frequência cardíaca, arritmias, palpitações, aumento do tamanho do coração entre outras, são adaptações comuns de quem prática atividade e devem ser avaliadas pelo cardiologista do esporte.

 

Exercitar-se comprovadamente melhora a saúde, a qualidade de vida e evita a morte por inúmeras doenças. A grande maioria das mortes em indivíduos que realizam atividade física decorre de doenças pré-existentes que poderiam ser evitadas através de uma avaliação prévia com um cardiologista.

 

Dentre as avaliações na cardiologia do esporte, a verificação de como o coração se comporta durante o esforço físico possibilita avaliar possíveis alterações e também orientar qual a melhor frequência cardíaca de treinamento; tanto para melhorar o desempenho do coração quanto para perda de peso.

Cardiologista no Esporte

Algumas atribuições do cardiologista do esporte:Cardiologia no Esporte - Cardiologista

 

  • Avaliar como o coração se comporta durante o exercício para se encontrar a faixa ideal de treinamento;
  • Fornecer atestados para a prática de esporte com possíveis limitações decorrentes de doenças prévias;
  • Avaliar e corrigir sintomas durante o exercício;
  • Orientar ações para a melhora de performance do coração e do exercício;
  • Orientar como deve ser o treinamento para controle de fatores de risco como pressão alta, colesterol alto, diabetes entre outras;
  • Check-up cardiológico.

 

Vale ressaltar que tais avaliações podem ser feitas em qualquer tipo de atleta, seja ele amador ou profissional, visto que, embora os objetivos sejam distintos durante a prática, o esforço físico demasiado como em provas de corrida, por exemplo, acarreta nos problemas cardíacos que serão avaliados e prevenidos pelo cardiologista do esporte.

O que acha de fazer um check up conosco antes de começar a praticar esportes?

Problemas Cardíacos que Afetam os Atletas

Dentre os principais problemas cardíacos que afetam os praticantes de esporte e podem ser detectados com o acompanhamento do cardiologista do esporte estão:

 

Arritmias Cardíacas

Cardiologia no Esporte - ArritmiaAs arritmias podem ser avaliadas em graus e, dependendo do grau, o paciente pode praticar esporte normalmente contanto que tenha o acompanhamento de um cardiologista do esporte.

 

Por outro lado, a arritmia também pode afetar o indivíduo, visto que em casos onde a arritmia é detectada, os impulsos elétricos do coração, que são responsáveis pela funcionalidade e a intensidade da frequência cardíaca estão em desarmonia e os impulsos elétricos se propagam para outras áreas do coração ao invés de ter sua origem no nó sinoatrial.

 

Em casos onde o fluxo sanguíneo for baixo com relação ao ritmo cardíaco, o paciente pode apresentar problemas durante a prática esportiva, como cansaço excessivo ou até mesmo a perda da consciência. Com o acompanhamento do cardiologista do esporte, o paciente terá o apoio para tratar de tais problemas ou uma observação mais próxima quanto à prática esportiva.

 

Doença Arterial Coronariana

A doença que é caracterizada pela impossibilidade do fluxo sanguíneo da circulação coronária, artérias que tem por função irrigar os músculos do coração. Em alguns casos, ocorre a aterosclerose, quando os vasos coronários são bloqueados por camadas de gordura no coração.

 

Os principais desencadeadores da doença estão relacionados ao esforço físico em demasia, além de hábitos de vida sedentários. Na doença arterial coronariana, seu principal sintoma está atrelado à dor no peito e um desconforto momentâneo que deve ser investigado pelo cardiologista. O tratamento adotado por via medicamentosa dilata os vasos sanguíneos e facilitam o fluxo sanguíneo no coração.

 

Insuficiência Cardíaca

Cardiologia no Esporte - Insuficiência CardíacaA insuficiência cardíaca está correlacionada com a doença artéria coronariana, sendo uma consequência de tal patologia. A insuficiência ocorre quando o bombeamento do sangue, responsável pelo coração, não está sendo o suficiente para se propagar pelo corpo inteiro.

 

Com a falta de sangue em órgãos vitais, o paciente pode apresentar sintomas como falta de ar e cansaço. No entanto, em estágios iniciais o problema sequer apresenta sintomas, nos quais podem ser notados após o agravamento da doença.

 

O acompanhamento de um cardiologista é necessário para detectar a insuficiência de forma prematura para iniciar um tratamento adequado antes da introdução ao esporte, onde vale destacar que também é um tratamento não só para a prevenção, mas para melhorar o quadro clínico.

 

Diabetes e Hipertensão

Pacientes diabéticos e hipertensos estão propícios a desenvolverem doenças cardíacas assim como uma doença, tanto a diabetes quanto a hipertensão, é uma consequência da outra. Tal fato se dá pelo estilo de vida que levam por conta de uma alimentação descuidada e o sedentarismo. A hipertensão é uma doença acometida por problemas na pressão arterial, fazendo com que o sangue circule de forma muito mais forte nas paredes arteriais para que o corpo todo seja provido do sangue, causando uma dilatação do coração e prejudicando as artérias.

 

As principais causas, além de uma vida sedentária, estão relacionadas com o estresse ou o aumento da pressão arterial durante uma atividade física. Portanto, a avaliação pré-participativa é feita com o acompanhamento do cardiologista do esporte para detectar tais problemas.

 

No Instituto Reaction, um acompanhamento físico, juntamente com uma bateria de exames e o auxílio da equipe de profissionais de cardiologia do esporte, estarão envolvidos para que a prática de exercícios seja implantada na vida de cada um sem que impacte em problemas físicos ou, neste caso, cardíacos.

Você tem alguns dos problemas citados acima? Nós podemos te ajudar!

Profissionais do Instituto Reaction

Conheça um pouco mais sobre os profissionais do Instituto Reaction que atuam nessa especialidade.

Dr. Ricardo Contesini

Dr. Ricardo Contesini
Cardiologista (CRM 106367)
  • Sócio fundador do Instituto Reaction;
  • Médico cardiologista graduado na Universidade Estadual de Campinas;
  • Pós-graduado em Medicina Esportiva;
  • Médico da seção de cardiologia do esporte do Instituto Dante Pazaneese;
  • Médico do CIMEX do Hcor.

Dr. Luiz Mauro Vasconcelos

Dr. Luiz Mauro Vasconcelos
Cardiologista (CRM 122948)
  • Formado em Medicina na Universidade Gama Filho;
  • Cardiologia na Beneficência Portuguesa;
  • Especialista em cardiologia pela SBC;
  • Especialização em Cardiologia do Esporte no IDPC;
  • Pós-graduação em Medicina do Esporte pelo CEMAFE/UNIFESP.

Mais Especialidades

Confira mais especialidades tratadas aqui no Instituto Reaction.

Cirurgião Vascular

O cirurgião vascular é um médico especialista em doenças dos vasos sanguíneos e nos comprometimentos à circulação que podem surgir.

Fisiologia do Esporte

Fisiologia do exercício, ou do fisiologia do esporte, é o estudo da adaptação aguda e crônica das condições aperfeiçoadas pelo exercício físico.

Fisioterapia

O centro de fisioterapia do Instituto Reaction está localizado em São Paulo, SP e possui uma estrutura completa e profissionais capacitados para te atender.

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é muito importante para os atletas pois ela estuda os efeitos dos exercícios físicos em nossa saúde e acompanha o atleta.