Nutrição Esportiva

A Importância da Nutrição Esportiva

A nutrição vem se tornando cada vez mais alvo de atenção de esportistas e atletas, uma vez que pode maximizar a saúde e o bem-estar, bem como otimizar o desempenho atlético.

 

Nutrição EsportivaTer alimentação equilibrada é um dos principais fatores, juntamente com o treinamento específico e perfil genético, para garantir o máximo desempenho de um atleta e/ou praticante de atividade física. Entretanto, a alimentação deste grupo de pessoas se diferencia da alimentação de indivíduos sedentários em função de um maior gasto energético e da necessidade de nutrientes, que variam de acordo com o tipo de atividade praticada, bem como intensidade e duração da mesma.

 

Diante deste contexto, é fundamental observar e adequar à qualidade e a quantidade alimentar consumida, antes, durante e após o exercício a fim de aprimorar o rendimento esportivo. A hidratação também deve ocupar lugar especial na dieta e na rotina de treinos de esportistas, pois o consumo inadequado prejudica a habilidade do indivíduo para se exercitar ao seu potencial máximo.

 

Uma alimentação balanceada pode promover o ganho de massa magra (músculos), bem como otimizar a queima de gordura e, dessa forma, auxiliar na redução do percentual de gordura. Além disso, também reduz a fadiga, permitindo desta forma, que tanto o esportista como o atleta treine por mais tempo ou que se recupere mais rapidamente entre sessões de exercícios. A nutrição pode ainda pode prevenir lesões ou auxiliar na reparação das mesmas e prevenir as chances de carências nutricionais, influenciando, assim, de maneira satisfatória, o treinamento.

 

Devido às demandas nutricionais, fisiológicas e bioquímicas estarem aumentadas durante o exercício, estratégias de suplementação nutricional podem ser utilizadas. Como essas necessidades são específicas e diferem entre indivíduos e de acordo com a modalidade esportiva praticada, a utilização de suplementos deve ser sempre prescrita por um profissional nutricionista qualificado para que os objetivos e resultados sejam alcançados e, acima de tudo, para manutenção da saúde.

Alimentação Balanceada Somada aos Treinamentos

Apesar de suplementos nutricionais terem por sua finalidade melhorar o desempenho de um atleta durante a sua prática esportiva, seja ela amadora ou não, existem particularidades quanto ao biotipo de cada um. Sem o devido acompanhamento de um nutricionista, o impacto de tais suplementos nutricionais pode não ser tão efetivo assim, visto que cada atleta tem uma maneira de reagir à uma dieta que não é detalhadamente elaborada por um profissional que conhece suas necessidades e objetivos quanto à prática de esporte.

 

Nutrição EsportivaVale ressaltar também, que uma dieta onde os suplementos fazem parte, não é unanimidade em todos os casos, tudo irá variar das necessidades de cada atleta, que será avaliada pelo profissional.

 

Juntamente com os suplementos que são indicados para influenciar em uma melhora na alimentação do atleta, ter uma dieta balanceada também é vital para que o desempenho durante as provas esportivas possam ser otimizados, visto que ter o acompanhamento de um nutricionista não só auxilia em manter o peso e a massa muscular em dia, mas também traz benefícios ao organismo.

 

Que passa a acumular mais energia, além de atuar na melhora do sistema imunológico do praticante, que estará menos suscetível às doenças que podem afastá-lo do esporte, assim como na prevenção de lesões, visto que ter uma alimentação balanceada promove um equilíbrio de nutrientes no organismo, o que evita o estresse oxidativo, causador de lesões e de outras doenças futuras por conta de hábitos prejudiciais ao organismo.

A nutrição é de extrema importância no meio esportivo!

Quando Consultar um Nutricionista?

Consultar-se com um nutricionista nos dias atuais se tornou uma atitude frequente de muitas pessoas, não só atletas, visto que ter uma alimentação saudável se tornou um fator determinante para evitar doenças ou até mesmo para auxiliar no tratamento delas.

 

Nutrição Esportiva

 

A nutrição vai além do auxílio do emagrecimento para fins estéticos e de autoestima. No esporte, os atletas amadores e profissionais que têm por objetivo melhorar sua performance, precisam se consultar com um profissional de nutrição para que a combinação do treinamento e uma alimentação balanceada tragam benefícios à saúde e à prática esportiva.

 

Portanto, buscar um nutricionista está além da prática esportiva, tal fato está atrelado a ter uma vida saudável, com mudanças de hábitos em prol da saúde.

Melhore seu desempenho no esporte através da nutrição.

Profissionais do Instituto Reaction

Conheça um pouco mais sobre os profissionais do Instituto Reaction que atuam nessa especialidade.

Dra. Tatyana Dall’ Agnol

Dra. Tatyana Agnol
Nutricionista Esportiva (CRN 11.581)
  • Nutricionista esportiva especialista em nutrição e metabolismo pela Escola Paulista de Medicina;
  • Pós-graduada em nutrição para o fitness e alto Rendimento;
  • Pós-graduada em fisioterapia;
  • Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Católica de Brasília;
  • Proprietária da BeNutry Consultoria Nutricional;
  • Nutricionista do setor de ginecologia do esporte;
  • Doutorando em Ciências da Saúde pela UNIFESP.

 

Site Pessoal

Mais Especialidades

Confira mais especialidades tratadas aqui no Instituto Reaction.

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é muito importante para os atletas pois ela estuda os efeitos dos exercícios físicos em nossa saúde e acompanha o atleta.

Fisioterapia

O centro de fisioterapia do Instituto Reaction está localizado em São Paulo, SP e possui uma estrutura completa e profissionais capacitados para te atender.

Ortopedia

Ortopedia Esportiva em São Paulo, SP. A ortopedia trata lesões e deformidades do aparelho locomotor. Confira nossos tratamentos para as principais lesões.

Reumatologia

Reumatologia é responsável pelo tratamento de doenças que podem acometer o sistema musculoesquelético, imunológico e prejudicar os órgãos.