Epicondilite Lateral
Também conhecida como cotovelo de tenista, a epicondilite lateral afeta a região do tendão extensor radial curto do carpo, na região do cotovelo, causando a inflamação dos tendões no estágio inicial. Em casos onde a lesão se desenvolve para outros estágios, uma degeneração dos tendões, chamada de degeneração angiofibroblástica, pode ocorrer além de o rompimento e até a calcificação da região após o rompimento.
O cotovelo de tenista é mais comum de ocorrer no braço dominante dos pacientes, decorrente de movimentos e esforços repetitivos na região, como durante uma partida de tênis ou até mesmo na musculação. Os atletas são incapacitados de realizarem atividades físicas por conta da dor ocasionada pela lesão, além da limitação dos movimentos na região do cotovelo.
Lesão do Ligamento Cruzado Posterior
O ligamento posterior se localiza na região de trás do joelho, auxiliando na estabilidade do joelho junto ao fêmur e à tíbia. Tal ligamento é frequentemente utilizado na prática de esportes, sofrendo diversas tensões enquanto o atleta dobra e estica a perna. A lesão ocorre em situações onde a região é agredida no momento em que o movimento do ligamento está sendo executado, a tradicional “travada” durante uma dividida no futebol, por exemplo.
Seus principais sintomas causam a sensação de instabilidade no joelho, inchaço e dor ao realizar o movimento. Com o auxílio de um ortopedista esportivo, a recuperação e o fortalecimento do ligamento são feitos para que paciente retome sua rotina esportiva na qual não ocorra o caso da lesão se repetir novamente.
Síndrome de Haglund
A síndrome causa deformidades no pé, mais precisamente na região do tendão de Aquiles (região posterior), que aumenta de volume e acarreta em anomalias ósseas. A síndrome está diretamente ligada à bursite e tendinite, por conta da inflamação inicial na região que não é devidamente tratada, se desenvolvendo para o esporão calcâneo, que apresenta inchaços, além da anomalia óssea na região do pé.
A causa da síndrome se dá por conta de uma pressão exercida na parte de trás do pé, muitas vezes ocasionada por um calçado inadequado durante a prática de esportes ou até mesmo durante o dia a dia. Outra causa se dá pelo impacto demasiado na parte posterior dos pés, muitas vezes gerada por movimentos e uma pisada errada durante a corrida.