Fisiologia do Esporte

O que é Fisiologia do Esporte?

A fisiologia do exercício é o estudo da adaptação aguda e crônica da ampla gama de condições aperfeiçoadas pelo exercício físico. É uma área do conhecimento científico que estuda como o organismo se adapta fisiologicamente ao estresse agudo do exercício físico e ao estresse crônico do treinamento físico. (WILMORE & COSTILL, 2001).

 

Entendo as evidências científicas e as necessidades individuais, estruturamos um departamento exclusivo de análise fisiologia e avaliações baseada no movimento humano para criar uma exata e a melhor estratégia respeitando um dos grandes princípios do treinamento desportivo que é a individualidade biológica. Com isso também criamos um modelo e um sistema de treinamento desportivo baseado nas avaliações fisiológicas e do movimento, respeitando a especificidade do esporte.

Individualidade Biológica

Como já citado, a preparação dos exercícios físicos partem do pressuposto da individualidade biológica de cada um. Este princípio do treinamento se dá pelas características genéticas de cada um para a prática esportiva, que deve ser levada em conta, visto que tal exclusividade abrange aspectos musculares, consumo de oxigênio, comportamentos hormonais e até mesmo neurais, altura. A junção desses fatores é chamada de genótipo.

 

Fisiologia do EsporteJuntamente com o genótipo, está o fenótipo, que é como o indivíduo se adapta às características do ambiente no qual ele vive como habilidades nos esportes, coordenação motoras, fatores que melhoram o desempenho da pessoa de acordo com meio onde ele vive.

 

Em suma, a individualidade biológica de cada um se dá pela soma de fatores genéticos acrescidos com características adquiridas ao longo de sua vida por conta do ambiente onde o indivíduo habita ou até mesmo pelo seu estilo de vida que proporcionou tais características e aptidões.

 

Conhecer a individualidade biológica de cada um dá aos profissionais do Instituto Reaction um maior conhecimento das facilidades e dificuldades em cada atleta, seja ele amador ou profissional. Conhecendo tais fatores, é possível traçar um treinamento para otimizar a performance dos pontos fortes no paciente e desenvolver os pontos fracos que cada paciente tem.

 

Biomecânica

Dentre os segmentos avaliados pela fisiologia do esporte está a biomecânica, que também tem por principal objetivo melhorar o desempenho esportivo. Conhecendo a individualidade biológica de cada um, a biomecânica entra para atuar na melhora dos movimentos voluntários do corpo, como por exemplo, a coordenação corporal durante uma corrida, que pode ser corrigida para melhora do desempenho e até mesmo no desgaste físico, corrigindo passadas das pernas e até mesmo a respiração durante uma atividade.

O Instituto Reaction tem uma equipe completa e pronta para te atender.

O Crescimento da Fisiologia do Esporte

Fisiologia do EsporteAo longo dos anos, a Fisiologia do Esporte permitiu evoluções significativas no desempenho de atletas profissionais e amadores. Antigamente, sem o devido acompanhamento e treinamentos individualizados para a melhora em suas atividades. Por exemplo, em atletas de futebol, esporte que exige uma intensidade física grande e com o acompanhamento de um fisiologista do esporte, melhorar o desempenho em áreas onde aquele atleta tinha deficiências tanto técnicas, quanto biológicas, são permitidos nos dias atuais.

 

Com tal evolução, atletas têm um treinamento específico, sejam eles aeróbicos (de baixa intensidade) e anaeróbicos (intensos). Com a elaboração detalhada de tais processos de treinamento, a sobrecarga muscular por conta do excesso ou da prática prolongada de exercícios físicos é dosada, como consequência disso, lesões por desgaste também ocorrem com menos frequência.

 

Vale ressaltar que todo o acompanhamento, além de médicos do esporte, também estão presentes nutricionistas e ortopedistas, visto que uma alimentação balanceada influencia diretamente na melhora da performance esportiva pois os nutrientes necessários estão presentes na dieta do atleta.

Agende seu horário conosco e ganhe mais saúde, qualidade de vida e desempenho esportivo.

Profissionais do Instituto Reaction

Conheça um pouco mais sobre os profissionais do Instituto Reaction que atuam nessa especialidade.

Dr. Adriano Leonardi

Dr. Adriano Leonardi
Ortopedista (CRM/SP 99660)
  • Médico ortopedista especialista em joelho pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ);
  • Médico e fisiologista do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME);
  • Membro da diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) 2018-2022;
  • Fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Areas Remotas e Esporte de Aventura (ABMAR);
  • Colunista e consultor em medicina do esporte dos sites Eu Atleta e Globo Esporte.

 

Site Pessoal

 

Currículo

Gustavo Jorge

Prof. Gustavo Jorge
Preparador Físico (Cref: 076621- G/SP)
  • Graduado em Educação Física pela UNIFESP;
  • Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP;
  • Atuando na reabilitação e na otimização de performance atlética da iniciação ao alto rendimento, baseado no movimento corporal e nos parâmetros fisiológicos individuais.

Mais Especialidades

Confira mais especialidades tratadas aqui no Instituto Reaction.

Fisioterapia

O centro de fisioterapia do Instituto Reaction está localizado em São Paulo, SP e possui uma estrutura completa e profissionais capacitados para te atender.

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é muito importante para os atletas pois ela estuda os efeitos dos exercícios físicos em nossa saúde e acompanha o atleta.

Especialidades Nutrição Esportiva

Nutrição é muito importante no meio esportivo, pois pode maximar a saúde e o bem-estar, assim como aumentar o desempenho esportivo do atleta.

Ortopedia

Ortopedia Esportiva em São Paulo, SP. A ortopedia trata lesões e deformidades do aparelho locomotor. Confira nossos tratamentos para as principais lesões.

WhatsApp chat