A liberação miofascial é uma técnica de terapia manual que mobiliza manualmente a fáscia muscular, objetivando aliviar a dor muscular, melhorar a mobilidade e a qualidade dos movimentos articulares e reduzir as aderências dos tecidos cicatriciais.
Entenda como fáscia, simplificadamente, um envoltório tecidual composto por colágeno e elastina. Esse envoltório está presente em todo o corpo, principalmente nos músculos.
A fáscia é como uma extensa rede que envolve e conecta todo o corpo com trocas de informações neurais, dissipação de tensão, além de gerar suporte e hidratação para os tecidos. Por ser muito inervada, desempenha um papel importante na geração de respostas proprioceptivas e de dor. Por ser resistente e flexível, permite e potencializa a ativação muscular durante os exercícios ou atividades comuns do dia a dia.
É uma alteração no deslizamento entre a fáscia e o músculo, provocando dor e diminuição da mobilidade, tornando a fáscia mais rígida. Essa restrição pode acarretar o tensionamento de estruturas adjacentes e gerar dores não só no músculo como também nas articulações.
Muito comum em desportistas, as alterações na fáscia muscular podem gerar quadros inflamatórios, consequentemente, dores de intensidades leves a intensas e ser fator impeditivo da prática esportiva. Muitos são os fatores que geram essa restrição tecidual, dentre elas a alteração biomecânica, desequilíbrios musculares, má postura, recorrência de lesões ortopédicas etc.
O que acha de fazer liberação miofascial? Entre em contato conosco!
Nosso protocolo de Liberação Miofascial consiste no uso de técnicas que vão desde o agulhamento local ao uso de instrumentos específicos. São eles:
Agulhamento realizado na região acometida para redução na dor, tendo em vista o estímulo celular, desencadeando em um efeito vascular com otimização da resposta anti-inflamatório local.
Nessa técnica usamos equipamentos específicos que promovem uma melhor abordagem do tecido a ser liberado. Quando combinado com movimentos locais, é possível aprofundar o alcance em áreas mais tensionadas e promover a restauração das funções musculares e o reestabelecimento da mobilidade articular.
Deslizamento realizado com as mãos ou cotovelo, variando direção, pressão e velocidade de aplicação. Potente efeito vasodilatador, aumenta o aporte sanguíneo local e consequentemente alivia a dor e a tensão muscular.
Com o uso de ventosas, esta técnica não invasiva exerce uma sucção no músculo afetado, seja por uma dor ou lesão. Esta ação favorece a circulação sanguínea no local por meio da troca de gases que são liberados durante o contato com os pequenos copos de acrílico.
O uso indiscriminado da liberação miofascial, sem avaliação prévia e/ou compreensão do fator causal primário de dor pode acarretar lesões mais sérias e um potencial aumento da dor e do quadro inflamatório local. O correto é avaliar e escolher qual a melhor conduta para cada caso.
Apesar de estar atrelada, especificamente, a praticantes de atividades físicas, a liberação miofascial tem uma vasta indicação, uma vez que as restrições fasciais podem afetar diversas pessoas que tem o dia a dia ativo, seja em atividades laborais ou recreacionais.
A técnica traz benefícios com a finalidade de tratar bem como prevenir lesões, melhorar a performance, auxiliar na redução da tensão muscular, aumento da circulação local, favorece a mobilidade e auxilia na execução dos movimentos.