Hidroterapia

Você sabe o que é hidroterapia?

hidroterapia em moemaA Fisioterapia combina diversos tipos de exercícios para atuar em prol da recuperação motora do paciente. Na água isso também é possível, com a hidroterapia, método que consiste em movimentos dinâmicos e estáticos dentro da água, que facilitam a adaptação do paciente e, como consequência, uma melhora na reabilitação.

 

O ambiente aquático favorece ao movimento, ao ganho de força com maior facilidade e consequentemente a recuperação da funcionalidade de maneira precoce, pois há diminuição da ação gravitacional sobre o corpo e, assim, a diminuição da sobrecarga articular, além de outros benefícios.

Para quem é indicada a hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para pós-operatórios ortopédicos, lesões crônicas como artroses, para idosos, pessoas com sobrepeso, visto que as dificuldades motoras e o peso se tornam menos resistentes na água, facilitando assim certos movimentos.

 

Como funciona uma sessão de hidroterapia

De acordo com a necessidade de cada paciente e com o acompanhamento de um fisioterapeuta, movimentos específicos são realizados durante a reabilitação por meio da hidroterapia. Além disso, a temperatura da água pode variar dependendo do caso.

Precisando de hidroterapia? Venha para o Instituto Reaction!

Tipos de hidroterapia?

hidroterapia em moemaÁgua gelada

Assim como em compressas de gelo, a água gelada auxilia na diminuição de dores ortopédicas, musculares e reduz edemas.

 

Água quente

Quando o paciente está em uma piscina de água quente, o objetivo principal é causar a vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo, principalmente na área da lesão. Ademais, a temperatura aquecida proporciona o relaxamento muscular e a diminuição das dores em problemas crônicos das articulações que causam rigidez, como a artrite e artrose.

 

Turbilhão

Com o paciente dentro de um tanque, um aparelho fisioterapêutico é ligado, aumentando a correnteza da água e exigindo que force para poder se manter em pé. Este método proporciona o relaxamento muscular e a melhora no tônus.

 

Banhos de contraste

A técnica consiste em mergulhar o membro lesionado na água fria e também na água quente para causar a dilatação dos vasos sanguíneos na região afetada.

WhatsApp chat