Logo Instituto Reaction

Artigos

Treinamento funcional para pessoas com artrose: quais os cuidados

treinamento funcional artrose

É conhecido o fato de que a artrose é uma das doenças que mais atingem a população e o diagnóstico precoce ajuda a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do paciente. Atualmente existem algumas opções de tratamento que podem ser implementadas para aliviar os sintomas e ajudar o paciente a restabelecer a sua mobilidade. Uma das principais abordagens terapêuticas para o tratamento da artrose está na realização de exercícios físicos, como é o caso do treinamento funcional.

 

Porém, é importante lembrar que todo e qualquer treinamento ou atividade física para pessoas que sofrem com artrose deve ser acompanhado e prescrito por um profissional de confiança.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a artrose é a doença mais prevalente na população acima de 65 anos de idade, sendo que somente no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com essa condição. Além da dor, a artrose também pode causar inchaço, deformidade nas articulações afetadas, redução da mobilidade, atrofia, travamento da articulação, entre outros problemas. Por conta desses sintomas, os pacientes com artrose acabam tendo a sua qualidade de vida altamente prejudicada.

 

 

Como treinamento funcional pode ajudar na artrose?

 

Por conta da redução de mobilidade causada pela artrose, boa parte dos pacientes acaba se tornando mais sedentária e evitando a prática de atividades físicas. Contudo, deixar de se movimentar pode acarretar em outros problemas de saúde, como é o caso da obesidade, aumento do risco cardiovascular, aumento da pressão arterial, derrame cerebral, depressão, e muitos outros.

 

Isso quer dizer que o combate a essa doença deve ser uma prioridade para os pacientes. Embora muitas pessoas se sintam inseguras para realizar qualquer tipo de atividade física sofrendo com artrose, se movimentar pode fazer toda a diferença na melhoria dos sintomas e na desaceleração da degradação articular.

 

Alguns estudos demonstram que durante a prática de atividade física no nível moderado, são liberados componentes anti-inflamatórios diretamente nas articulações, combatendo o avanço da doença e os sintomas que ela causa.

 

É importante lembrar que a prescrição de exercícios físicos não só para quem tem artrose mas para quem quer realizar atividades com segurança, deve ser feita por um profissional capacitado e habilitado. É importante que as atividades realizadas não contribuam para a piora da dor e do inchaço na articulação.

 

A prescrição correta de exercícios físicos para pessoas com artrose é um fator de extrema importância para que o tratamento consiga entregar os resultados esperados. O treinamento funcional é uma das abordagens mais utilizadas no tratamento desses pacientes, conseguindo ajudar no fortalecimento muscular e na melhoria dos sintomas causados pela artrose.

 

O profissional responsável pelo treinamento funcional leva em consideração diversos fatores para prescrição segura dessas atividades:

 

  • Idade;
  • Sexo;
  • Gravidade dos sintomas relatados;
  • Possíveis doenças adjacentes;
  • Nível de condicionamento físico.

 

A prescrição de exercícios físicos para pessoas com artrose deve ser feita de forma individualizada e multidisciplinar, visando a melhoria dos sintomas e o combate ao avanço da doença.

 

Em todo caso, é necessário buscar ajuda de um profissional de confiança que, juntamente com a equipe médica responsável pelo tratamento, consiga estabelecer um treinamento funcional focado na melhoria da condição.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!