Sabemos que a prática de esportes e exercícios físicos pode garantir inúmeros benefícios para os praticantes, garantindo melhorias para a saúde física e mental. E isso também vale para pessoas que querem prevenir condições cardiológicas ou já sofreram algum episódio cardiovascular, como o Acidente Vascular Cerebral, por exemplo. Mas quais são os riscos que essas atividades apresentam para pessoas com doenças cardiovasculares pré-existentes?
É muito importante lembrar que os problemas cardiovasculares ainda são uma das principais causas de mortalidade no mundo e é necessário encontrar ferramentas e recursos que ajudem a manter a saúde e evitar esse tipo de condição.
É amplamente divulgado o quanto as atividades físicas podem contribuir para a prevenção de inúmeros tipos de doenças, e a prática regular de exercícios físicos também é uma excelente abordagem terapêutica para pessoas que sofrem com doenças cardiovasculares. A a prática de exercícios por pacientes que sofrem com essas doenças pode e garantir vantagens, como:
Redução da tempo pressão arterial
Redução do colesterol
Aumento da capacidade de absorção e utilização de oxigénio
Aumenta a energia
Melhora a qualidade de De sono
Ajuda a reduzir sintomas de insuficiência cardíaca
Contribui para a manutenção de um peso ideal
Agrega benefícios psicológicos e ajuda a combater o stress
É necessário lembrar que, ainda que atividade física seja recomendada e incentivada pelos médicos, nos casos de pacientes que apresentam doenças cardiovasculares pré-existentes essas atividades devem acontecer mediante a recomendação e acompanhamento de um profissional capacitado.
Além disso, é essencial que o praticante siga todas as recomendações e orientações do cardiologista do esporte quanto à intensidade e periodicidade dos treinos que podem ser realizados. Juntamente com esse processo, também é necessário monitorar os exames cardiovasculares a fim de manter a saúde e o controle necessários.
Para pessoas que apresentam doenças cardiovasculares pré-existentes, as atividades físicas mais recomendadas são os exercícios de treino de força e aeróbicos. As atividades aeróbias ajudam a melhorar a respiração, a frequência cardíaca e a circulação e contribui para a redução do colesterol e da pressão arterial. Os treinos de força contribuem para o fortalecimento muscular e manutenção de peso.