Logo Instituto Reaction

Artigos

Terapia por ondas de choque como tratamento para fascite plantar

terapia por ondas de choque

 

A terapia por ondas de choque é uma das abordagens terapêuticas mais utilizadas na medicina esportiva atualmente. Embora tenha sido amplamente utilizada no tratamento de cálculos renais, esta terapia também consegue entregar excelentes benefícios no tratamento de lesões de diversos tipos, como lesões musculares esqueléticas e articulares.

Dentre todas as condições que podem ser tratadas com essa terapia, a fascite plantar é com certeza uma das que mais se beneficia com essa abordagem. A fascite plantar é uma das condições mais comuns que atingem a região plantar, sendo resultado de um processo de sobrecarga sofrido pela face plantar.

Geralmente, os sintomas da fascite plantar são mais evidentes nos primeiros momentos da manhã, quando os movimentos são restabelecidos após um longo período de repouso. Com a sobrecarga repetitiva, os sintomas surgem de maneira progressiva e podem apresentar piora com o passar do tempo.

Embora esta sobrecarga não cause ruptura das fibras e nem dano às estruturas, ela acaba favorecendo um processo inflamatório no local.

O tratamento da fascite plantar costuma ser conservador, tendo como objetivo aliviar a dor e restaurar a mobilidade do paciente. Nesse caso, o médico pode recomendar medicamentos anti-inflamatórios analgésicos para combater a dor, utilização de órteses, exercícios de alongamento e fortalecimento e fisioterapia.

Tratamento por ondas de choque

O tratamento por onda de choque para a melhora da fascite plantar vem ganhando cada vez mais visibilidade na área. Pesquisas demonstraram que lesões esportivas e musculoesqueléticas podem ser tratadas através dessa abordagem, resultando em muitos benefícios para o paciente.

 

Essa terapia pode ser utilizada em diversas áreas do corpo como ombro joelho e calcanhar, e é indicada para o tratamento de diversas condições, como:

 

Fascite plantar;

Tendinopatia no tendão de Aquiles;

Pseudartrose;

Epicondilite lateral ou Medial;

 Tendinite supra espinhal;

Fratura óssea;

Entre outros.

 

O tratamento com ondas de choque vem mostrando resultados na recuperação de diversas condições ortopédicas, principalmente as que estão relacionadas a tendinopatia. Isso porque essa abordagem contribui para o alívio dos sintomas e conseguem reduzir as dores de caráter crônico. É muito importante que além da terapia por ondas de choque, o paciente siga todas as recomendações médicas para que o seu tratamento entregue os resultados esperados e ele consiga restabelecer a sua mobilidade e qualidade de vida.

Embora muitos pacientes apresentem algum receio com esse tipo de abordagem, a terapia por ondas de choque não costuma causar dor intensa. Os pacientes costumam relatar uma dor momentânea que surge de maneira suportável.

É importante contar com a ajuda de um médico habilitado e de confiança para realizar este e qualquer outro tratamento que seja necessário. Bem recomendada, essa abordagem terapêutica pode trazer muitos benefícios. Em todo caso, é necessário a ajuda de um médico de confiança, que realize o diagnóstico correto da sua condição e implemente a melhor abordagem terapêutica para a melhoria e recuperação total.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!