Logo Instituto Reaction

Artigos

Fratura no Joelho – Diagnóstico e Tratamento

Fraturas no Joelho - Diagnóstico e Tratamento

Os traumas causados por lesões podem causar desde rompimentos de ligamentos até mesmo a fratura de ossos que compõem os joelhos. Estimativas são de que essas condições correspondem a aproximadamente 80% das patologias que atingem a articulação.

Fraturas no Joelho - Diagnóstico e TratamentoNão por acaso, essas condições preocupam muito quando o paciente chega ao consultório de ortopedia, pois dependendo da gravidade, o tratamento pode envolver cirurgias e um longo período de recuperação.

O nosso joelho é uma importante articulação que é formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia (e pela patela (rótula). O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.

Quando as Fraturas Ocorrem?

Os acidentes automotivos e esportivos são os principais motivos das lesões sofridas na articulação e que levam a sua fratura. A fratura do joelho pode ocorrer na patela, côndilos femorais, plato tibial, eminência intercondilar da tíbia e tuberosidade da tíbia.

Fraturas no Joelho - Diagnóstico e TratamentoO tratamento para fratura na região do joelho deve ser determinado após consulta com o ortopedista e vai variar de acordo com as características da lesão e do osso que foi atingido.

No caso da fratura, o tratamento, geralmente, envolve a realização de cirurgia. Hoje, existem placas e parafusos que permitem cortes mínimos e alta resistência da fixação, mesmo para ossos com osteoporose.

Consequências

A fratura nos ossos do joelho também pode vir acompanhada de outras lesões como rompimento de ligamento, cartilagem e lesão no menisco. Por isso é muito importante procurar o ortopedista tão logo sofra a lesão, principalmente, se for uma fratura exposta, que exige atendimento médico imediato.

Fraturas no Joelho - Diagnóstico e TratamentoA cartilagem, por exemplo, é o tecido que reveste as articulações do corpo humano. Ela pode sofrer traumas que são causados por lesões como torção, contusão direta, distensões, ruptura de ligamentos ou um desgaste com o passar dos anos, que caracteriza a artrose.

Já os ligamentos funcionam como estabilizadores dessa articulação, que impedem o deslocamento anormal entre os ossos. O joelho possui quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL).

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 [social_icons type=”normal_social” icon=”fab fa-whatsapp” use_custom_size=”yes” custom_size=”16″ custom_shape_size=”18″ link=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5511940065262″ target=”_blank” icon_margin=”0 0px 0 0″ icon_color=”#000000″ icon_hover_color=”#4f4f4f”].

Artigo Escrito por: Adriano Leonardi

Está gostando do contéudo? Compartilhe!