Logo Instituto Reaction

Artigos

Tendinite do supraespinhal, sintomas e tratamentos mais indicados

tendinite do supraespinhal

 

O músculo supra-espinhal é uma estrutura que está localizado na parte superior da escápula e do ombro. Quando essa estrutura apresenta alguma lesão, ela é conhecida como tendinopatia ou tendinite do supraespinhal, sendo uma das principais causas de dor no ombro.

Embora pareça uma lesão simples, essa condição pode atrapalhar muito a rotina de um indivíduo. Isso porque esse músculo tem uma função muito importante no nosso corpo, entrando em ação durante os principais movimentos da parte superior do corpo. Inserido na porção interna da fossa supraespinhal, essa estrutura compõe o manguito rotador juntamente com o subescapular e o infra-espinhal e o redondo menor.

O tendão Supraespinhal é responsável pela conexão do músculo com osso para que o ombro consiga entregar toda sua funcionalidade. Dessa forma, a sua principal função é garantir a estabilidade e a movimentação correta dessa região.

As lesões no super espinhal causam grande impacto no indivíduo, pois toda mobilidade da região superior se conecta de alguma forma com ele. Por ser altamente móvel, ele também é bastante instável, de forma que está mais propenso a lesões.

Agora que entendemos como ele funciona, precisamos compreender o que é tendinopatia do supraespinhal. Essa condição atinge o tendão supraespinhal inserido nesse músculo e consiste em um processo inflamatório. Essa tendinopatia pode ser considerada uma condição crônica quando a origem do problema não é identificada.

Em geral, essa condição pode ser causada pelos seguintes fatores:

Quedas e acidentes;
Envelhecimento natural das estruturas;
Excesso de peso;
Artrite reumatoide;
Movimentos repetitivos;
Prática incorreta de exercícios;
Esporão ósseo;
Entre outros.

As lesões das estruturas podem ser classificadas de duas formas diferentes:

Lesão parcial, que se refere às lesões onde apenas algumas fibras do músculo são afetadas;

Lesão completa, onde há o rompimento completo das fibras do tendão. Por conta da gravidade, a lesão completa costuma causar sintomas mais intensos do que o que acontece em uma lesão parcial.

Os sintomas da tendinopatia do supraespinhal são:

Dor sentida na região posterior e superior do ombro que pode irradiar para o braço e pescoço;
Dor intensa, quando são feito alguns movimentos com essa estrutura;
Dor intensa na no período noturno ou ao se deitar na por cima da região afetada;
Fraqueza ao realizar movimentos com essa região.

Como colocar dificuldade para realizar alguns movimentos? Como elevar acima da linha da cabeça, pentear os cabelos ou colocar os braços para trás.

Para chegar ao diagnóstico correto, o médico irá avaliar os sintomas, o histórico do paciente e realizar um exame clínico completo. Para complementar esse diagnóstico, podem ser solicitados exames de imagem como tomografia computadorizada, raio-x, ultrassonografia do ombro ou ressonância magnética. Aliados a esses exames, também podem ser realizados alguns testes específicos.

Tratamento da tendinopatia do supraespinhal

Uma vez determinado o diagnóstico de lesão supraespinhal, o médico pode determinar o melhor tratamento para a condição, que vai depender do estado do paciente, o tipo de lesão e da gravidade em que ela se encontra. O tratamento conservador é recomendado para quadros mais leves ou lesões iniciais, e consiste no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e repouso.

O médico também pode recomendar algumas terapias alternativas, como a acupuntura, terapia de ondas de choque e fisioterapia para contribuir para o alívio de sintomas e com o fortalecimento das estruturas da região. Em casos mais extremos, onde os tratamentos anteriores não entregaram resultados esperados, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar a lesão. Nesse caso, o médico pode fazer o reparo do tendão ou reorganizar a posição do acrômio através de artroscopia.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!