Logo Instituto Reaction

Artigos

Terapia Manual na Recuperação de Entorses de Tornozelo

Terapia Manual na Recuperação de Entorses de Tornozelo

A terapia manual é uma abordagem que vem ajudando na recuperação de diversos tipos de lesões, como é o caso da entorse de tornozelo. Utilizando as técnicas corretas, o profissional consegue contribuir para uma recuperação mais rápida e efetiva, permitindo que o paciente retome suas atividades em menor tempo possível.

 

A entorse do tornozelo é uma lesão desencadeada por um movimento exagerado e brusco de rotação na articulação do Pé, fazendo com que a planta do pé perca contato com o solo. O resultado desse processo é um estiramento acima do normal dos ligamentos.

 

Articulação do tornozelo é composta por diversos ligamentos, principalmente na região Medial (porção interna) e na região lateral que consiste na parte de fora do membro. Esses ligamentos funcionam como cordões que permitem a realização de movimentos diversos e impede que o pé se afaste do eixo da perna.

 

Essa lesão pode acontecer de duas formas distintas, sendo com o movimento de inversão quando pede se direciona para a parte de dentro, ou eversão, que é um movimento mais raro e desencadeia uma lesão dos ligamentos da porção medial. Essa lesão é classificada de acordo com a sua gravidade, sendo:

 

  • Grau 1: nesse tipo de lesão acontece o estiramento dos ligamentos sem a sua ruptura;
  • Grau dois: nesse caso, há uma ruptura parcial de um ou mais ligamentos;
  • Grau 3: na lesão mais grave, a ruptura completa de um ou mais ligamentos, sendo necessário na maior parte dos casos realizar uma intervenção cirúrgica.

 

Dependendo do movimento realizado, é possível que após uma hipótese de tornozelo sejam danificadas outras estruturas presentes nessa articulação, como é o caso dos músculos e tendões. Nos casos mais graves, a lesão pode vir acompanhada de uma fratura óssea ou dano à cartilagem, sendo fundamental buscar a orientação de um médico especialista para avaliação do quadro.

 

Terapia manual após uma hipótese entorses de tornozelo

Diante de uma lesão desse tipo, é necessário buscar ajuda de um médico ortopedista da sua confiança para avaliar o caso e determinar quais estruturas foram lesionadas. Acompanhando o tratamento médico, deve ser iniciada também uma terapia manual ou tratamento fisioterapêutico para garantir mais estabilidade e fortalecimento da articulação.

Leia também: Fratura do tornozelo: sintomas diagnóstico e opções de tratamento

A terapia manual é uma abordagem que vem ajudando na recuperação de diversos tipos de lesões, como é o caso da entorse de tornozelo.

 

Via de regra, o tratamento de entorse do tornozelo costuma incluir repouso do membro afetado, e mobilização dependendo do caso, medicamentos para controle da dor e da inflamação e compressas de gelo. As medidas a serem implementadas vão depender do tipo de lesão sofrida e da recomendação do médico especialista responsável pelo caso.

 

É importante lembrar que os medicamentos anti-inflamatórios costumam ser evitados imediatamente após entorse, de forma a evitar o prejuízo da resposta inflamatória fisiológica do nosso organismo. Para evitar esse problema o médico costuma indicar medicamentos analgésicos para redução da dor.

 

Leia também: Entorse de tornozelo: Como avaliar a gravidade e o que fazer?

 

A fisioterapia se mostrou uma valiosa aliada no processo de recuperação de lesões desse tipo, principalmente por conta da manutenção do arco do movimento e do fortalecimento proporcionado. Esse processo deve ser realizado com ajuda de um profissional especialista da sua confiança, que poderá avaliar a sua visão e determinar quais as melhores estratégias para otimizar o seu tratamento.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!