Logo Instituto Reaction

Artigos

Entorse de tornozelo: Como avaliar a gravidade e o que fazer?

entorse de tornozelo

A entorse de tornozelo é uma lesão extremamente frequente, caracterizada pelo alongamento e rompimento dos ligamentos do tornozelo. Esse tipo de lesão pode acontecer de diversas formas, seja caminhando, correndo, praticando esportes ou até mesmo realizando atividades do dia a dia.

Durante a entorse, o pé acaba girando para fora, cedendo ao peso do corpo, de forma que os ligamentos acabam comprometidos. Após a lesão, os principais sintomas são: dor, inchaço e vermelhidão no local.

O primeiro passo em caso de torção, é a suspensão das atividades físicas e o repouso do membro lesionado. Também é recomendado realizar a aplicação de gelo a cada 30 minutos e aumentando o intervalo entre as aplicações nos dias seguintes para reduzir o inchaço local. Lembrando que, para evitar queimaduras, o gelo deve ser enrolado em um pano.

Em todo caso,é imprescindível buscar ajuda de um médico especialista para avaliar a lesão e determinar qual a melhor abordagem para o tratamento. Dependendo da gravidade da entorse de tornozelo, pode ser necessário realizar a imobilização do membro, e em casos muito graves (ou em atletas de alta performance), pode ser indicado o tratamento cirúrgico da lesão para que o ligamento seja reconstituído.

Existem três graus para determinar a gravidade da entorse de tornozelo:

Grau 1: nesse caso, o paciente apresenta inchaço, dor ao caminhar ou ao ter contato com o chão. O local da lesão também pode apresentar alguma sensibilidade?

Grau 2: neste grau de entorse pode ter ocorrido o rompimento parcial dos ligamentos do tornozelo, de forma que os sintomas apresentados podem ser mais intensos, como um maior inchaço e dor moderada. Também há a presença de instabilidade da articulação, o que faz com que o paciente não consiga realizar alguns movimentos e sustentar o peso do corpo sem dor.

Grau 3: Esse é o grau mais grave da entorse de tornozelo, pois há a ruptura total dos ligamentos. A região apresenta sensibilidade e vermelhidão e o paciente não consegue caminhar com o pé firme no chão.

Para determinar a gravidade e estabelecer o melhor tratamento para a lesão, o médico ortopedista pode, além de realizar uma avaliação física e analisar o histórico do paciente, solicitar exames complementares para estabelecer um diagnóstico mais assertivo, como ele pode solicitar uma ressonância magnética, ultrassonografia e exames de raio-x.

Embora pareça uma lesão consideravelmente simples, algumas das entorses de tornozelo podem acabar evoluindo com alguma complicação. Por esse motivo, é essencial buscar ajuda de um médico ortopedista de confiança para que a lesão seja avaliada e a partir daí o tratamento seja iniciado.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!