Logo Instituto Reaction

Artigos

Síndrome do impacto do ombro: sintomas e tratamentos

Síndrome do impacto do ombro sintomas e tratamentos

 

Também conhecida como síndrome subacromial, a síndrome do impacto do ombro é uma das principais causas de dor nessa região, sendo mais comum em pessoas idosas e atletas. A anatomia dos membros superiores é bastante complexa, sendo composta por ligamentos, ossos e músculos e se conectando ao tronco do corpo através do ombro.

Essa região exige muito da musculatura do corpo para que consiga garantir a estabilidade e movimento, de forma que o espaço subacromial é extremamente importante para que consigamos realizar a elevação dos braços. A síndrome do impacto do ombro é causada pela compressão prolongada, que causa degeneração ou inflamação nas estruturas da região, podendo afetar o tendão supra-espinhal, a bursa subacromial, o tendão do bíceps e a articulação acromioclavicular.

Quando não tratada corretamente, essa inflamação pode evoluir para uma fibrose ou rompimento dos tendões.

Quais os sintomas da síndrome do impacto do ombro?

O principal sintoma dessa condição é a dor no ombro e limitação ao realizar alguns movimentos. Dependendo da lesão, o paciente pode relatar dor após a realização de algum movimento ou esforço, como elevar o braço, ou dor espontânea, mesmo com o ombro em repouso.

Ainda que seja mais frequente em atletas, existem alguns fatores que apresentam maior risco para o desenvolvimento da síndrome do impacto do ombro, como doenças degenerativas, atletas que realizam movimentos de elevação do braço frequentemente (como atletas de basquete, tênis, vôlei e handebol), e e pessoas que trabalham realizando movimentos repetitivos ou vibracionais.

Essa condição é classificada de acordo com grau de rigidez ou da inflamação, sendo:

Fase 1:o paciente apresenta dor que melhora com repouso;
Fase 2: já existe uma inflamação mais intensa podendo apresentar algum grau de fibrose;
Fase 3: o paciente pode apresentar microlesões no músculo do manguito rotador, lesões ósseas e outras complicações, e dependendo do quadro, pode ser necessária intervenção cirúrgica para amenizar os sintomas e corrigir as lesões.

Diagnóstico e tratamento

Além do da avaliação clínica e do histórico do paciente, o médico pode solicitar exames de imagem para determinar o grau da lesão e o melhor tratamento a ser realizado. Inicialmente, pode ser recomendado repouso e aplicação de gelo para alívio da dor, além do repouso. O paciente precisa evitar movimentos e exercícios que pioram a dor para que a inflamação local consiga ser reduzida.

Além disso, o médico pode prescrever medicação analgésica e antiinflamatória para acompanhar o tratamento. É importante lembrar que na presença dos sintomas, seja consultado um médico especialista no ramo para que o diagnóstico correto seja obtido e o tratamento seja aplicado de acordo com a necessidade do paciente. A fisioterapia também pode ser uma valiosa aliada no tratamento da síndrome do impacto do ombro, ajudando no fortalecimento da musculatura da região.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!