Logo Instituto Reaction

Artigos

Fisioterapia para problemas posturais

Os problemas posturais são condições médicas causadas por uma postura incorreta ou inadequada, que podem desencadear diversos problemas mais graves. Além da dor e do desconforto, algumas dessas condições precisam ser tratadas o quanto antes para que não evoluam e se tornem ainda mais graves.

Para que se mantenha no lugar, a coluna conta com diversas estruturas de sustentação, como ligamentos e músculos, que podem ser impactos severos com uma postura incorreta frequente. Esses problemas posturais não têm uma causa específica, podendo ser causados pelo sedentarismo, carregar muita carga, excesso de peso, permanecer muito tempo na posição sentada, entre outros.

Dentre os principais problemas posturais, podemos mencionar:

Lombalgia: as dores na região lombar são muito comuns e atingem grande parte da população, sendo uma das maiores causas de afastamento junto ao INSS.

Dores de cabeça: poucas pessoas sabem, mas alguns tipos de cefaleia podem ter origem em desvios posturais, como a dor de cabeça tensional.

Escoliose: esse problema postural é causado por uma reação do corpo diante de uma postura incorreta prolongada. A coluna tenta compensar o desequilíbrio, e causa um desvio, podendo ser no formato de S ou C. O tratamento depende da gravidade da condição, podendo ser feito através de fisioterapia ou cirurgia.

Hiperlordose lombar: nessa condição, a região dos glúteos se projeta para trás e o tórax para frente, e pode acontecer de forma temporária, como durante a gravidez, ou por conta de postura incorreta.

Hipercifose: essa condição postural é mais comum em pessoas idosas, mas também atinge pessoas mais jovens, e se caracteriza pela projeção dos ombros um em direção ao outro. Pode ser causada por erros na postura ou pela osteoporose.

O papel da Fisioterapia

Aplicada à correção postural, a fisioterapia utiliza diversos exercícios, movimentos e posturas que ajudam a combater e reverter esse tipo de problema. Através dessa prática, o paciente consegue tratar os desvios de coluna, dores, e demais problemas que tem origem em uma postura ruim ou não, como problemas de quadril, pé chato, problemas no joelho, etc.

Para conseguir determinar como o tratamento irá transcorrer e qual a melhor forma de combater os sintomas e a condição apresentada pelo paciente, o fisioterapeuta realizará uma análise completa do caso. Esse tipo de tratamento traz muitos benefícios para a saúde e qualidade de vida do paciente, como:

Correção e maior consciência da postura corporal;
Redução das dores;
Realinhamento da coluna;
Correção do posicionamento do joelho;
Combate o torcicolo;
Fortalecimento muscular;
Melhoria da respiração;
Entre outros.

Além desses benefícios, a fisioterapia pode ajudar no tratamento e prevenção de lesões através do fortalecimento da musculatura. Os músculos presentes na coluna têm um papel fundamental na sustentação e na mobilidade do corpo, incluindo braços e pernas. O fortalecimento garante que a coluna tenha mais firmeza, e os movimentos sejam realizados com mais fluidez e segurança, e caso ocorra algum impacto, os danos sofridos serão menores.

A fisioterapia tem uma ampla gama no quesito aplicabilidade, sendo utilizada na recuperação após procedimentos cirúrgicos, no restabelecimento de movimentos após traumas ou acidentes, tratamento de condições ortopédicas crônicas, entre outros. Muitos pacientes têm dificuldades em se locomover, ou buscam um complemento para um tratamento clínico, e encontram na fisioterapia uma solução eficaz.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!