Logo Instituto Reaction

Artigos

Nutrição para Recuperação Muscular Pós-Treino: O que Comer?

pós-treino

A alimentação no pós-treino deve ser realizada de acordo com as necessidades do seu corpo e com o objetivo de otimizar os efeitos da atividade física. Além de garantir o consumo dos alimentos necessários antes da realização das atividades físicas, implementar uma dieta específica no pós-treino pode contribuir para o seu desempenho e recuperação muscular.

 

O tipo de alimento a ser consumido nesse caso vai depender do tipo de atividade física que é realizado, sexo, altura e objetivo do Atleta. O mais importante é garantir uma alimentação adequada e proporcionar ao nosso corpo todos os nutrientes e recursos necessários para uma recuperação de qualidade.

 

Um fator muito importante que precisamos considerar é que após a realização de um esporte ou treino, o desgaste vai fazer com que os músculos absorvam tudo que for consumido. Por esse motivo, as nossas escolhas devem ser realizadas com cuidado e sabedoria.

 

Como deve ser a alimentação no pós-treino?

 

Como dissemos anteriormente, alimentação do pós-treino deve ser realizada de acordo com as reais necessidades do seu corpo e características específicas da sua rotina. Entretanto Existem algumas regrinhas que podem ajudar a realizar escolhas mais inteligentes, Veja a seguir:

Leia também: A importância da Nutrição Esportiva

Valorize os carboidratos

pós-treino

A reposição de energia após a realização de atividades físicas intensas é um dos fatores mais importantes na sua alimentação pós-treino. Por esse motivo, a ingestão de alimentos ricos em carboidratos vai ajudar a melhorar a sua recuperação e garantir o consumo ideal de energia.

 

Alimentos à base de farinhas integrais, frutas, aveia e outros, são indicados neste caso.

 

Evite o consumo de gordura

 

pós-treino

Mesmo as gorduras boas, não são muito indicadas na sua alimentação no pós-treino. Isso porque a ingestão desse tipo de alimento vai desacelerar o processo de digestão de proteínas e hidratos, prejudicando a sua absorção pelos tecidos musculares.

 

Equilibre a proteína

pós-treino

A proteína também é fundamental na sua dieta de recuperação pós treino, sendo de grande ajuda na reparação e desenvolvimento de massa muscular. Por esse motivo, as carnes magras, iogurte, leite, queijo, ovos são fontes muito valiosas de proteína que devem ser incluídas na sua dieta.

 

Entretanto, esse consumo deve ser feito com moderação para evitar o prejuízo dos processos bioquímicos da recuperação muscular. Para estabelecer a dose ideal de proteínas no seu pós-treino, você pode contar com a ajuda de um nutricionista esportivo para o estabelecimento de uma dieta adequada.

Leia também: Alimentação para atletas de esportes coletivos

 

Não se esqueça da hidratação

pós-treino

Além dos alimentos corretos, também é muito importante repor o líquido perdido pelo nosso corpo. Essa reposição vai ajudar a evitar a desidratação e contribuir para a lubrificação articular e muscular.

 

Não atrase a sua alimentação

 

É muito importante que o seu corpo receba a energia necessária logo após a realização de atividades físicas intensas. Após esperar aproximadamente 15 minutos depois do treino, a sua refeição deve ser feita em até 45 minutos. Essa janela de oportunidade deve ser aproveitada para garantir a regeneração muscular adequada e a captação da glucose.

 

Considerando todos esses fatores, podemos entender como a nutrição esportiva é fundamental para quem busca uma performance superior nos esportes. O nutricionista esportivo realizará uma avaliação completa do seu corpo e suas necessidades a fim de determinar quais as melhores alternativas e soluções para garantir a sua saúde e aumentar a sua performance.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!