Logo Instituto Reaction

Artigos

Alimentação para atletas de esportes coletivos

Alimentação para atletas de esportes coletivos

Uma alimentação adequada é fundamental para pessoas de todas as idades, gêneros e rotinas. E essa regra não é diferente para atletas de esportes coletivos. Devido à perda que ocorre durante os treinamentos e prática da atividade física, é muito importante realizar um acompanhamento adequado para garantir a saúde e o desempenho desses profissionais.

 

Os alimentos que fazem parte da dieta do atleta de esportes coletivos é um dos fatores determinantes para um bom desempenho físico. Isso porque esses atletas acabam lidando com treino de alta intensidade e praticam esportes de forma contínua, que fazem com que seja de extrema importância estabelecer uma dieta equilibrada para a manutenção da saúde e reposição dos nutrientes essenciais.

 

Considerando esses fatores, é muito importante que esses atletas busquem a ajuda de um nutricionista esportivo para avaliar o seu quadro e garantir que a sua dieta seja otimizada. Devido às perdas nutricionais que ocorrem durante as atividades realizadas, é fundamental estabelecer uma dieta equilibrada e que ajude a repor essas vitaminas e nutrientes que são perdidos ao longo dos treinamentos.

 

O papel da nutrição esportiva

 

Como dissemos anteriormente, a nutrição esportiva é um aspecto fundamental para os atletas de esportes coletivos. Esse tipo de atividade física exige muito da saúde do atleta, sendo extremamente importante estabelecer uma dieta adequada para a manutenção da força desempenho durante as atividades.

 

Atletas que estabelecem um acompanhamento contínuo com um profissional de nutrição esportiva conseguem atingir uma maior intensidade e desempenho durante treinamentos e competições. A adaptação da dieta para esses atletas é necessária para realizar a compensação das perdas sofridas durante o esporte.

 

Os principais objetivos desse acompanhamento e da inclusão de determinados alimentos na dieta estabelecida pelo nutricionista esportivo são:

 

  • Garantir a energia necessária para a prática esportiva;
  • Fortalecer as estruturas;
  • Reparar os tecidos;
  • Equilibrar o metabolismo.

 

Levando em consideração que cada atleta apresenta necessidades nutricionais distintas, não existe uma dieta que pode ser indicada para todos os atletas de esportes coletivos. Por esse motivo, esse acompanhamento nutricional é fundamental.

 

O nutricionista esportivo irá realizar uma avaliação completa das características do paciente, das suas necessidades nutricionais e do seu objetivo dentro do esporte praticado. O tipo de atividade física que é exercida também pode fazer toda a diferença nesse acompanhamento, visto que em determinados esportes existe enquadramento do peso de acordo com a modalidade.

 

Caso seja necessário, esse profissional também irá indicar a suplementação personalizada de acordo com as características individuais do paciente. Embora existam no mercado inúmeros suplementos voltados para a melhoria da performance esportiva, é muito importante estabelecer um acompanhamento adequado para que haja um equilíbrio alimentar.

 

Estabelecer uma dieta adequada, rotina de treinamento, repouso e suplementação é extremamente necessário para que a performance esportiva seja alcançada de acordo com os objetivos do atleta. Levando em consideração todos esses fatores, é necessário buscar ajuda de um profissional da área que seja especializado e esteja preparado para realizar um acompanhamento completo.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!