Logo Instituto Reaction

Artigos

Mobilidade Articular para Atletas: Exercícios e Benefícios

Mobilidade Articular para Atletas Exercícios e Benefícios

Os exercícios voltados para a mobilidade articular para atletas tem como principal objetivo trabalhar a flexibilidade, força muscular e equilíbrio. Sendo extremamente benéficos, esses exercícios podem ser aliados ao aquecimento antes da realização de atividades físicas ajudando a garantir mais força e flexibilidade durante o treinamento.

 

Mais do que garantir uma performance superior, os exercícios de mobilidade articular para atleta também ajudam aumentar a força muscular, reduzir desequilíbrios musculares, melhorar os movimentos esportivos, e reduzir o estresse sofrido pelas articulações. Dessa forma, esses exercícios contribuem positivamente na prevenção de lesões e segurança durante a prática de esportes.

Leia também: Treinamento de força funcional e melhora de patologias articulares

 

O que é a mobilidade articular?

 

De forma simplificada, mobilidade articular consiste na capacidade do sistema neuromuscular de realizar os movimentos de forma correta. Para que isso seja possível, o atleta precisa trabalhar a sua mobilidade e a flexibilidade para que o seu corpo consiga se movimentar de maneira segura e eficiente.

 

Com o passar dos anos, a nossa mobilidade articular pode ser afetada, isso se dá por conta do sedentarismo, envelhecimento natural do corpo, alterações causadas por esse envelhecimento, desequilíbrios musculares, entre outros.

 

Com a ajuda de um plano de exercícios personalizado, é possível compensar e corrigir esses desequilíbrios musculares, reduzir a tensão sofrida pelas articulações e evitar a sobrecarga. Além disso, exercícios de mobilidade articular ajudam a melhorar a mobilidade e alcançar uma performance superior no treino.

Leia também: Trabalho postural como abordagem fisioterapêutica para melhora da performance atlética

 

Os melhores exercícios para mobilidade articular?

 

Sendo uma rotina benéfica para atletas, adultos sedentários e idosos, os exercícios de mobilidade articular podem ser feitos de maneira simplificada. Para isso você pode implementar na sua rotina os seguintes exercícios:

 

Flexão e extensão de joelhos e quadril

 

Esse exercício deve ser feito na posição de cócoras com as pernas ligeiramente mais afastadas do que a largura do seu quadril. Segurando as pontas dos pés, estenda os joelhos e posicione o seu quadril para o alto, mantendo as mãos junto aos pés.

 

Alongamento dinâmico

Alongamento dinâmico

Esse exercício deve ser iniciado na posição de joelhos em cima de um cotonete. Mantendo o seu joelho flexionado, dê um passo à frente e projete o seu joelho para frente até a linha da ponta dos pés. Os braços devem estar estendidos à frente do corpo.

 

Perdigueiro

 

Iniciando na posição de quatro apoios e a coluna em posição neutra, estique um dos braços à frente enquanto estende a perna oposta para trás. Inspire e retorne à posição inicial, repetindo de acordo com a recomendação do fisioterapeuta ou preparador físico.

 

Agachamento lateral alternado

Agachamento lateral alternado

Na posição em pé, afaste as suas pernas para além da linha do seu quadril, posicionando seus pés para fora. Nesta posição, flexione um dos joelhos mantendo o outro estendido, enquanto move o seu quadril para trás como se fosse sentar em uma cadeira. A coluna deve estar alinhada e seus pés devem se apoiar firmemente no chão.

 

Para realização desses exercícios, é muito importante que você conte com a ajuda de um profissional, ainda que seja uma rotina simplificada, é fundamental que esses exercícios sejam acompanhados para que você não se lesione ou realize algum movimento que possa prejudicar as suas articulações.

 

Leia também: O papel da dieta na saúde cardiovascular de atletas

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!