Logo Instituto Reaction

Artigos

Trabalho postural como abordagem fisioterapêutica para melhora da performance atlética

trabalho postural

 

Você sabia que uma abordagem fisioterapêutica com trabalho postural pode ser uma valiosa aliada da melhoria da performance atlética?

 

Podemos observar na atualidade um grande crescimento na quantidade de pessoas que praticam esportes e atividades físicas. Esse tipo de movimentação pode agregar inúmeros benefícios para o praticante, contribuindo para a melhora da saúde física e mental. Contudo, é muito importante que, antes de iniciar qualquer atividade física, seja feito um acompanhamento por um profissional capacitado.

 

Por essa razão, é muito importante que os atletas contem com ajuda de profissionais especialistas para garantir que as suas atividades sejam realizadas com segurança e qualidade, evitando a incidência de lesões musculares, articulares e ligamentares.

 

A fisioterapia vem se mostrando uma estratégia valiosa na melhora da performance atlética. Sabemos que a postura humana vem sendo alvo de inúmeros estudos na área da medicina, visto que desvios estruturais, funcionais e posturais podem causar desequilíbrios durante a realização de movimentos.

 

Esses desequilíbrios fazem com que o nosso corpo desenvolva compensações. mudanças podem causar alterações na biomecânica do corpo, prejudicando a realização de esportes e atividades físicas diversas.

 

Um trabalho postural pode ajudar a melhorar essa performance e trazer mais qualidade para os movimentos realizados. Por essa razão, investir nessa estratégia pode agregar inúmeros benefícios.

 

Através dessa abordagem atleta passará por uma série de testes voltados para identificação de alterações biomecânicas. Com base nessas informações, o fisioterapeuta consegue identificar possíveis desvios posturais que causam impacto na qualidade da realização de determinados movimentos.

 

A fisioterapia esportiva vem se mostrando uma excelente alternativa para atletas que buscam agregar ainda mais qualidade para os movimentos e uma performance superior. Através dela é possível:

 

Garantir uma melhor qualidade de vida;
Promover a agilidade e coordenação;
Reduzir a incidência de lesões;
Reduzir a inflamação muscular e combater a dor;
Promover uma maior flexibilidade;
Trabalhar no fortalecimento e equilíbrio dos músculos;
E muito mais.

 

É muito importante que o profissional consiga compreender quais são as necessidades do atleta e como o trabalho postural pode ser realizado a fim de garantir uma melhor performance. Essas informações podem ser obtidas a partir de testes específicos que demonstraram a qualidade do movimento e possíveis alterações biomecânicas e posturais.

 

Para isso, é necessário contar com um profissional capacitado e que possua todas as ferramentas necessárias para favorecer seu tratamento.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!