Logo Instituto Reaction

Artigos

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA): causas, sintomas e opções de tratamento

lesão do ligamento cruzado anterior

 

A lesão do ligamento cruzado anterior – LCA, é uma dos lesões mais comuns decorrente da prática esportiva, e por conta do seu impacto, na maior parte dos casos necessita de um procedimento cirúrgico para total recuperação do paciente. O ligamento cruzado anterior é uma das estruturas mais importantes do joelho e é responsável pelo processo de estabilidade dessa articulação durante os movimentos de aceleração, desaceleração e rotação. Por essa razão, é uma lesão esportiva muito comum em esportes como futebol, vôlei, basquete, corrida, entre outros.

Essa lesão costuma acontecer por conta de um movimento de torção do joelho e os seus principais sintomas são?

Estalido no joelho;
Dor intensa;
Inchaço, que acontece de maneira rápida;
Dificuldade para apoiar o pé no chão;
Problemas de movimentação.

Geralmente o inchaço e a dor costumam ceder após algumas semanas após a incidência da lesão, fazendo com que o paciente acredite que houve uma recuperação completa. Contudo, o paciente ainda pode sentir instabilidade na articulação e dificuldade para praticar esportes, fazendo com que seja necessário buscar o tratamento para a condição.

É muito importante que diante da incidência dessa lesão, o paciente tome alguns cuidados, como:

Interrupção da atividade imediatamente após a lesão;
Elevação do membro afetado;
Aplicação de compressa de gelo para reduzir a circulação na região;
Evitar apoiar o peso na perna lesionada;
Entre outros.

Diante dos sintomas, é imprescindível buscar ajuda de um médico especialista para a realização do diagnóstico e prescrição do melhor tratamento.

Como é feito o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior?

O primeiro passo para o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior é  a realização do exame físico e a avaliação dos sintomas relatados pelo paciente. Após essa avaliação, o médico pode realizar alguns testes específicos para um diagnóstico mais preciso. Também podem ser solicitados alguns exames complementares, como a ressonância magnética, que ajuda a identificar a localização e a gravidade da lesão.

Esse processo de diagnóstico deve ser feito com cuidado e por um profissional capacitado para a identificação de algumas lesões adjacentes, como as lesões de menisco e as fraturas.

O ligamento cruzado anterior é uma estrutura com baixo potencial de recuperação, e por esse motivo a maior parte das lesões nesse ligamento precisam de um procedimento cirúrgico para a sua total recuperação. Essa cirurgia não costuma ser realizada em alguns casos:

Em pacientes mais velhos e que não praticam atividades esportiva;
Lesões onde não há instabilidade do joelho;
Lesões com ruptura parcial das fibras;
Lesões por desgaste associadas à artrose.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!