Logo Instituto Reaction

Artigos

Injeções Intra-articulares no tratamento da dor

Injeções Intra-articulares no tratamento da dor

As Injeções Intra-articulares (ou infiltrações) são procedimentos muito utilizados na ortopedia e reumatologia há décadas, e tem um grande valor terapêutico, principalmente no alívio da dor e minimização dos sintomas causados por diversos tipos de condições médicas articulares. Através dessa intervenção, o médico realiza a introdução direta de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides.

Aplicadas diretamente no espaço intra-articular do paciente com a ajuda de uma agulha específica, a maior parte dos casos, as Injeções Intra-articulares são indicadas para quadros de artrite que não respondem muito bem ao tratamento conservador e aos medicamentos via oral, conhecida como artrite refratária, e também nos casos onde a condição está presente em poucas articulações.

Inicialmente, a abordagem aplicada pelos médicos é não cirúrgica, realizando o controle da dor e o restabelecimento dos movimentos do paciente. A abordagem cirúrgica é indicada para os casos mais graves e refratários, que não respondem ao tratamento clínico. Contudo, para os casos onde o paciente recusa a cirurgia, ou possui um impedimento ao procedimento (como a idade avançada ou a presença de comorbidades), as Injeções Intra-articulares representam uma alternativa eficiente e segura.

O efeito esperado dessas infiltrações é que a espessura da membrana sinovial seja reduzida e que a inflamação seja controlada. Essa inflamação, quando não controlada, pode se expandir e causar muitos danos nas estruturas presentes na articulação, fazendo das Injeções Intra-articulares uma opção muito interessante para pessoas que sofrem desse tipo de condição médica.

O que é utilizado nas Injeções Intra-articulares?

Isso vai depender da orientação do médico e da necessidade de cada paciente, mas geralmente são utilizados corticosteróides, radioisótopos e ácido hialurônico. Nesse caso, é importante conversar com o seu médico para entender como o procedimento vai funcionar e quais são os resultados esperados com ele. Os medicamentos derivados do ácido hialurônico são bastante utilizados no tratamento da osteoartrite (artrose), e ajudam na redução da inflamação, além de contribuir para o alívio da dor.

Já os corticosteróides são a opção mais utilizada na área, sendo aplicado desde que esse procedimento foi criado. Eles são medicamentos anti-inflamatórios bastante potentes, e ajudam a reduzir a quantidade de células inflamatórias presentes na membrana sinovial. Eles apresentam muitas variações, como o hexacetonite de triancinolona, que na forma de pequenos cristais, comprovadamente se mantém íntegro por mais tempo dentro da estrutura articular, agindo com mais potência e durante mais tempo. O tempo de duração e a potência podem variar de acordo com o medicamento escolhido.

Recuperação após o procedimento

Na maior parte dos casos, o paciente realiza repouso por pelo menos 48 horas após a Injeção Intra-articular, principalmente para manter a medicação no local lesionado e permitir que ela atue por mais tempo na redução da inflamação.

A recuperação completa costuma levar de uma a duas semanas, e para os praticantes de atividades físicas não é recomendado o retorno na primeira semana para não prejudicar o tratamento. Caso necessário, o paciente pode utilizar muletas para caminhar, principalmente se houver alguma dificuldade ou relato de dor.

Embora se trate de um procedimento relativamente simples, ele também apresenta algumas contraindicações, como as seguintes:

Suspeita de infecção;
Bacteremia;
Presença de prótese articular
Lesão ou fratura recente;
Ulceração ou celulite periarticular;
Osteomielite adjacente:
Endocardite bacteriana;
Distúrbios de coagulação.

De qualquer forma, esse procedimento só pode ser recomendado e realizado por um médico especialista, e caso tenha interesse, é imprescindível que você converse com um médico qualificado e de sua confiança. Independentemente da sua característica minimamente invasiva, as Injeções Intra-articulares utilizam medicamentos potentes, e só devem ser realizadas por um profissional habilitado.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!