Logo Instituto Reaction

Artigos

Hidratação e Performance Esportiva: Guia Completo

Hidratação e Performance Esportiva Guia Completo

Que a hidratação é fundamental todos nós já sabemos. Além de garantir a saúde e a manutenção do funcionamento do nosso organismo, a hidratação está diretamente relacionada com a performance esportiva.

 

Desde pequeno aprendemos que a maior parte do nosso corpo é composta por água. No caso dos nossos músculos, a sua composição é de aproximadamente 70 a 75%. Por esse motivo, é fundamental consumir em média 2 litros de água por dia para garantir um equilíbrio metabólico. O consumo inferior ao recomendado pode afetar o rendimento do atleta e prejudicar o funcionamento de diversos órgãos.

 

O consumo de água é fundamental para regular a temperatura corporal, controlar a frequência cardíaca, equilibrar a concentração de lactato, e muito mais. Ainda que haja uma recomendação de 2 litros de água por dia, a necessidade de hidratação vai depender de aspectos individuais de cada atleta, devendo ser considerado o mesmo das atividades o tipo de esporte praticado, entre outros.

Leia também: Como é feita a avaliação de um nutricionista do esporte?

Por esse motivo, o atleta não pode esperar sentir sede para se hidratar, sendo necessário manter um processo de consumo de água planejado e controlado.

 

Como a baixa hidratação pode prejudicar a performance esportiva?

 

No caso dos atletas que consomem menos água do que o recomendado, pode ser desencadeado um processo de desidratação. Responsável por reduzir até 7% da massa corporal e impactar significativamente os resultados e a performance.

hidratação e performasse esportiva

Para conseguirmos entender como a desidratação pode ser prejudicial, perder apenas 1% do líquido presente do nosso corpo já faz com que haja uma festa de 2% na produção energética. O resultado disso é o aumento do estresse durante o exercício físico, aumento da temperatura corporal, redução da quantidade de sangue, favorecimento da hipotensão postural.

 

É importante lembrar que a água é fundamental para a proteção e lubrificação das articulações e dos tecidos musculares, evitando lesões e mantendo essas estruturas em bom funcionamento.

 

Por outro lado, também precisamos lembrar que é necessário implementar um processo de ingestão de líquidos adequado, visto que a ingestão excessiva durante a prática de atividades físicas pode sobrecarregar os rins e favorecer a hiponatremia, condição caracterizada pela redução anormal do sódio no sangue.

Leia também: Alimentação para atletas de esportes coletivos

 

Por essa razão, o consumo de água deve ser planejado de acordo com as necessidades do atleta e consumido ao longo do dia, evitando beber excessivamente em apenas um momento.

 

Caso necessário, você pode contar com a ajuda de um nutricionista esportivo para passar orientações mais específicas e personalizadas para as necessidades do seu corpo. Esse profissional possui todo o conhecimento e embasamento técnico para garantir a manutenção da sua saúde e a melhora da sua performance a curto, médio e longo prazo.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!