Logo Instituto Reaction

Artigos

Fisioterapia para Lesões no Manguito Rotador: Técnicas e Recuperação

Fisioterapia para Lesões no Manguito Rotador Técnicas e Recuperação

A lesão no manguito rotador é bastante comum e pode afetar pessoas que utilizam estas articulação com mais frequência, como por exemplo os pintores, jogadores de tênis, carpinteiros, entre outros. O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões: subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor, todos responsáveis por revestir a cabeça do úmero. Essa estrutura também é composta pela musculatura desta região.

 

Graças a sua complexidade, o manguito rotador também está sujeito a sofrer lesões articulares, bursais e intersticiais. Iniciando com o processo inflamatório, as lesões que afetam esta estrutura podem ser mais simples ou mais complexas, resultando na ruptura parcial completa de um dos tendões , ou até mesmo do músculo presente nesta área.

 

Embora os casos mais graves precisem ser tratados como intervenção cirúrgica, nos estádios iniciais pode ser possível combater esse processo inflamatório através de uma abordagem conservadora.

 

O que causa lesão no manguito rotador?

 

A lesão no manguito rotador, na maior parte dos casos, é crônica, resultado do uso excessivo dessa musculatura. Em casos mais específicos, ele também pode ser lesionado devido a traumas diretas, como em acidentes de carro ou quedas.

 

As lesões Crônicas de manguito rotador são classificadas de acordo com a sua gravidade, sendo:

 

  • Fase 1: edema e hemorragia;
  • Fase 2: fibrose e tendinopatia;
  • Fase 3: ruptura parcial ou completa do tendão.

 

Nos casos mais simples, o tratamento costuma envolver a utilização de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para combater a dor e o processo inflamatório e fisioterapia para fortalecimento muscular. Nos férias, como quando o paciente já apresenta fibrose ou sofreu uma ruptura do tendão, pode ser necessário realizar uma cirurgia para correção da lesão.

Leia também: Fisioterapia esportiva em São Paulo, como o Instituto Reaction pode te ajudar

É muito importante buscar tratamento para esta condição devido aos sintomas que ela causa. Além da dor que pode irradiar para o restante do braço, os pacientes também podem relatar irradiação para a região cervical, perda de movimento, perda de força, entre outros.

 

A cirurgia para lesão no manguito rotador é realizada para evitar novas rupturas e reverter possíveis rupturas anteriores. Feito isso, é fundamental que o paciente realize um acompanhamento fisioterapêutico para reabilitação e recuperação gradual.

Leia também: Dor no ombro ao levantar o braço, o que pode ser?

Qual o papel da fisioterapia nesse tratamento?

 

O protocolo fisioterapêutico costuma seguir algumas fases até a completa recuperação do paciente. No início do tratamento, o foco é a realização de exercícios de amplitude de movimento ativo e passivo, exercícios isométricos, exercícios de amplitude, entre outros. É comum que nessa fase o paciente mantenha a utilização da tipoia e realize compressas de gelo.

 

Conforme o tratamento avança, a tipoia é dispensada e são continuados os exercícios implementados no início. A partir da sétima semana, aproximadamente, o foco está no fortalecimento da musculatura e na estabilização da cabeça do úmero.

 

Esse tratamento costuma durar em média 6 meses até que o paciente consiga retomar as suas atividades rotineiras, sendo fundamental manter exercícios de flexibilidade e um processo de fortalecimento.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!