Logo Instituto Reaction

Artigos

Dor no ombro ao levantar o braço, o que pode ser?

dor no ombro

 

Você já sentiu dor no ombro ao levantar o braço? Esse é um sintoma muito comum de uma de uma doença chamada síndrome do manguito rotador ou impacto do ombro, e atinge inúmeras pessoas. Essa condição é desencadeada quando as estruturas responsáveis pela estabilização da região do ombro sofrem uma lesão, resultando em dor, fraqueza e dificuldade para movimentar o braço.

Existem quatro músculos que são responsáveis pela estabilidade e movimentação do ombro e que compõem o manguito rotador. Esses músculos são o infra-espinhal, supra-espinhal, redondo menor e subescapular. Esse conjunto muscular é de extrema importância para a movimentação dessa valiosa articulação. A falta de mobilidade e a dor no ombro ao levantar o braço pode causar um grande impacto na rotina e na qualidade de vida do paciente.

Esse tipo de lesão pode ser causada pela irritação, impacto ou desgaste das estruturas presentes no ombro. Por essa razão, é muito comum que atletas e pessoas que realizam movimentos repetitivos com o braço sofram com a síndrome do impacto do ombro.

Os seus principais sintomas são:

Dor no ombro ao levantar o braço;
Diminuição de força;
Dificuldade para levantar ou movimentar o braço para a parte de trás do corpo;
Inchaço local.

Existe um grupo de risco que está mais suscetível à síndrome do manguito rotador ou impacto do ombro, que são:

Praticantes de esporte, principalmente de tênis, natação, jogadores de basquete ou goleiros no futebol e no handebol;
Trabalhadores que realizam movimentos repetitivos, como na área de pintura, carpintaria e construção;
Pessoas com mais de 40 anos também são mais suscetíveis por conta do envelhecimento natural das estruturas do corpo.

Como é feito o tratamento de dor no ombro?

O tratamento da síndrome do impacto do ombro é realizado como forma de contribuir para a recuperação das estruturas que estão relacionadas e com a redução dos sintomas. A dor causada por essa condição pode ser muito impactante e atrapalhar a rotina do paciente. Inicialmente, o médico pode indicar a realização de repouso, fisioterapia e aplicação de gelo no local, além do uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para o alívio da dor.

Em casos mais graves, pode ser necessário realizar a intervenção cirúrgica a fim de reparar e reconstruir as estruturas que foram danificadas. Diante de qualquer um dos sintomas, principalmente dor no ombro ao levantar o braço, procure ajuda de um médico especialista que irá realizar avaliação do quadro e determinar o diagnóstico correto.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!