Logo Instituto Reaction

Artigos

Lesões do manguito rotador

lesões do manguito rotador

Você já ouviu falar em Lesões do manguito rotador? O manguito rotador é uma estrutura essencial para a estabilidade e mobilidade do ombro, e é formado por um conjunto de quatro tendões:

Supraespinhal;
• Infraespinhal;
• Subescapular;
• Redondo menor.

A lesão do manguito rotador é uma das principais causas de dor no ombro, e a sua incidência aumenta consideravelmente com a idade, tendo uma grande prevalência em pacientes com mais de 80 anos de idade.

Esse conjunto de músculos tem origem na escápula e está localizado próximo ao úmero, e são responsáveis pelos movimentos de rotação e desaceleração do ombro, contribuindo para o seu bom posicionamento e estabilidade. O manguito rotador garante que o ombro esteja na posição correta para que os músculos maiores possam exercer suas respectivas funções.

Sintomas de lesão no manguito rotador

As tendinites e bursites, muito comuns entre a população em geral, são as principais causas de dor no ombro, e estão diretamente relacionadas com o manguito rotador, mas não são propriamente lesões. As lesões nessa região podem apresentar ou não sintomas, mas a principal queixa dos pacientes é a dor.

Diferentemente do que se pensa, a dor causada pelas lesões no manguito rotador não é localizada, podendo irradiar para o restante do braço. Geralmente, o paciente sente como se a região ficasse mais pesada, ou densa. A grande dificuldade no diagnóstico desse tipo de lesão é que o paciente tem a impressão de que o problema está localizado no braço, e não especificamente no ombro.

Quem sofre com essa condição relata que a dor pode piorar consideravelmente quando alguns movimentos são realizados, como levantar os braços para se alongar ou alcançar objetos; conduzir veículos por um grande período, praticar alguns exercícios, entre outros. Outra queixa comum é a de que a dor parece maior à noite, sendo difícil encontrar uma posição confortável. A perda de força e a incapacidade de levantar o braço acima da cabeça também é muito comum nesse tipo de lesão.

Quais os tipos de lesão do manguito rotador?

As lesões dessa região são divididas em duas categorias:

Lesões parciais

Nesse tipo de lesão, a parte responsável por ligar o osso ao tendão (inserção) permanece íntegra, mas há um dano na parte superior do tendão – lesão parcial bursal, inferior do tendão – lesão articular, ou nas fibras do meio – lesão intrasubstancial.

Lesão completa/total/transfixante

nesse caso, há uma ruptura das fibras do tendão, fazendo com que elas se desprendam totalmente do osso. De acordo com a distância que o tendão apresentar do seu local de origem, essa lesão pode ser classificada como pequena, média, grande ou extensa.

Como essas lesões acontecem?

De acordo com a sua origem, as lesões do manguito rotador podem ser divididas por:

• Fatores genéticos: se refere à predisposição genética que um indivíduo possui para desenvolver alguma lesão nessa musculatura;

• Fatores mecânicos: por passar por dentro do ombro e estar em contato com diversas estruturas da região, e alguma anormalidade física em alguma dessas estruturas pode fazer com que o manguito rotador esteja mais propenso à atritos.

• Fatores ambientais: movimentos repetitivos, diabetes, tabagismo e envelhecimento, são alguns dos fatores que podem contribuir para uma lesão no manguito rotador.

• Fatores intrínsecos: redução da irrigação sanguínea na região dos tendões, artrite e outros processos inflamatórios.

• Fatores traumáticos: acidentes, luxações ou fraturas do ombro que podem desencadear ou piorar lesões no manguito rotador.

O diagnóstico e o tratamento da lesão do Manguito rotador

Além da avaliação clínica feita por um médico especialista, são realizados testes específicos no exame físico para identificar possíveis lesões no manguito rotador. Alguns exames de imagem também podem fazer parte do diagnóstico, como a Ressonância Nuclear Magnética, o Raio X do ombro e a Tomografia Computadorizada.

O tratamento a ser aplicado dependerá do tipo de lesão e da gravidade de cada caso. Geralmente, o tratamento de lesões degenerativas costuma levar em conta a idade do paciente, se a lesão é parcial ou total, e o tamanho. Nesse caso, a abordagem é mais conservadora e menos invasiva, além de ser acompanhada de fisioterapia, e conta com a ajuda de medicamentos para o controle da dor.

Já nas lesões traumáticas do manguito rotador, o tratamento mais aplicado é o cirúrgico, principalmente nas lesões completas. Dessa forma, é possível restituir não só a estrutura, como também toda a funcionalidade dessa articulação.

A cirurgia também é indicada para os casos onde o tratamento conservador não atingiu as expectativas e é necessária uma nova abordagem. Isso acontece, principalmente, quando o paciente, mesmo após a fisioterapia, ainda sente dores.

Simples e pouco invasiva, na maioria dos casos, a cirurgia feita para o tratamento das lesões do manguito rotador é feita por vídeo, através de um procedimento chamado artroscopia. Com a ajuda de uma câmera, é possível identificar as lesões e realizar todos os reparos nas fibras que foram danificadas.

A recuperação após a cirurgia também é bastante simples e pode transcorrer sem grandes problemas, desde que todas as orientações médicas sejam seguidas à risca. Além do repouso, o paciente deve utilizar a tipoia para limitar os movimentos e poupar a articulação por cerca de 4 a 6 semanas. Geralmente, a fisioterapia pode começar a partir da segunda semana após a cirurgia.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!