Logo Instituto Reaction

Artigos

Endocrinologia esportiva no futebol de alto rendimento

endocrinologia esportiva

Responsável por cuidar da saúde de praticantes de esporte, atletas profissionais e amadores, a endocrinologia esportiva busca o equilíbrio metabólico e hormonal dos seus pacientes, para que eles obtenham o melhor desempenho nas suas atividades. Especializado em hormônio e metabolismo, esse especialista trata e obesidade, metabolismo ósseo, doenças da tireoide, deficiência de vitaminas, e muito mais.

A endocrinologia esportiva une esses conhecimentos em metabolismo com a fisiologia do esporte, nutrição e nutrologia, para aumentar o desempenho dos atletas de forma saudável e otimizada. Além de contribuir diretamente com a atividade exercida, o endocrinologista esportivo ajuda o profissional a aumentar a sua qualidade de vida.

Geralmente, essa especialidade é acompanhada pelo Nutricionista e pelo Educador Físico, para que, através da multidisciplinaridade, o atleta exerça sua atividade esportiva de forma orientada, com uma alimentação adequada e a suplementação correta, quando necessário.

Os atletas de futebol de alto rendimento devem possuir uma rotina de cuidados ainda mais intensa que a de atletas habituais, seguindo uma dieta balanceada, realizando treinos com supervisão profissional, fortalecendo a musculatura, etc. Porem, muitos acabam deixando de lado um fator muito importante para um desempenho superior: os níveis hormonais.

Para isso, é muito importante buscar a ajuda de um endocrinologista esportivo para dosar os hormônios que podem impactar na prática esportiva, como a testosterona, estrogênio, progesterona, cortisol e a insulina. O equilíbrio hormonal pode ser a diferença entre um desempenho mediano para um superior.

O que é metabologia esportiva?

O objetivo da metabologia esportiva tem como objetivo garantir a adequação hormonal e metabólica dos atletas, buscando aumentar o desempenho e entregar resultados cada vez melhores. Através dessa especialidade, é possível:

• Ganho de massa muscular;
• Definição e hipertrofia;
• Emagrecimento;
• Melhora do desempenho esportivo.

Quando associada à treinos adequados, acompanhamento nutricional e suplementação, a metabologia do esporte é voltada para uma prática esportiva mais eficiente.

A endocrinologia esportiva e o futebol de alto desempenho

A prática de atividade física é essencial para garantir a saúde de todos, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas como a diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras. Para que essas práticas sejam adequadas e seguras, é necessário buscar orientação médica para avaliar a sua saúde e indicar a frequência e intensidade dessas atividades.

No caso dos atletas de futebol de alto desempenho, esse acompanhamento deve ser ainda mais intenso, não só para garantir melhores resultados, como também para trazer mais segurança para o atleta. Esse acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar, que analisa o histórico médico do atleta, suas necessidades nutricionais e hormonais (através de exames), e estabelecem a melhor estratégia para garantir um desempenho otimizado.

Para esses atletas, a profissão é muito além do que chegar e jogar. É preciso que haja disciplina, treinamentos extensos e muito preparo físico. Para evitar lesões, desnutrição, desidratação, deficiência de vitaminas, e muitos outros problemas, é muito importante contar com a ajuda de uma equipe de profissionais capacitados e preparados para lidar com esse tipo de esporte.

Dessa forma, o atleta poderá desenvolver estratégias para garantir o seu melhor desempenho sem que haja prejuízo à sua saúde e qualidade de vida.

Quais são os hormônios mais relevantes para os atletas?

A atividade física envolve o corpo humano como um todo, estimula a produção de determinados hormônios e demanda de alguns outros. Em alguns casos, existe a necessidade de realizar a suplementação hormonal para equilibrar as necessidades do corpo (deficiência identificada através de exames específicos).

Dentre os hormônios importantes para a prática de esportes de alto impacto, como o futebol, podemos mencionar:

Testosterona

Embora seja predominantemente masculina, a testosterona também está presente em mulheres e possui um papel essencial na prática esportiva. Esse hormônio ajuda no ganho de músculos e colabora para o aumento do metabolismo basal. Ou seja: além de ajudar a ganhar massa magra, a testosterona também ajuda o corpo a eliminar gordura.

Hormônio do crescimento – GH

Produzido pela glândula hipófise, o hormônio do crescimento tem um papel essencial na ativação da insulina símile (IGF-1) pelo fígado. Durante a fase de crescimento do ser humano (na infância e juventude), esse hormônio ajuda no desenvolvimento e crescimento do corpo, e na idade adulta, ele ajuda o organismo a eliminar a massa gorda e manter a massa magra.

Hormônio Tireoidiano – HT

Produzido e secretado pela glândula tireoide, esse hormônio é de extrema importância para o metabolismo do corpo, pois ajuda a produzir calor e energia. Quando a produção desse hormônio está abaixo do esperado, no caso do hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento, e por consequência, o corpo pode ganhar mais peso.

Na situação inversa, no hipertireoidismo, o metabolismo fica mais rápido e o corpo perde peso com mais facilidade. Contudo, essa perda pode não ser apenas de gordura, mas também de massa magra, reduzindo a robustez e o fortalecimento muscular. Isso pode prejudicar consideravelmente o desempenho na prática esportiva. Esses hormônios também são muito importantes para a modulação do trabalho e atividade muscular, incluindo o coração.

Ao se consultar com um profissional em endocrinologia esportiva, o atleta passará por uma avaliação completa, começando pelo seu histórico médico. Através de uma bateria de exames completa, o médico irá analisar as necessidades e objetivos de cada paciente e determinar qual será a melhor abordagem para garantir um desempenho esportivo superior. Essa avaliação pode ser realizada em conjunto com outros profissionais da área, como o educador físico e o nutricionista.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!