Logo Instituto Reaction

Artigos

Dor na lateral do quadril ao andar, o que pode ser?

Dor na lateral do quadril ao andar, o que pode ser

O quadril é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, sendo responsável pela realização de movimentos essenciais à nossa rotina. Além disso, é uma estrutura bastante complexa e que está sujeita a desenvolver diversas condições. Por esse motivo, a dor na lateral do quadril ao andar pode estar relacionada a diversas causas.

 

Para te ajudar a entender esses sintomas e te orientar caso a dor na lateral do quadril esteja causando impacto na sua vida, preparamos esse material com as principais causas dessa dor e como lidar com cada uma delas.

 

Quais as principais causas de dor no quadril

 

Por se tratar de um sintoma bastante comum, a dor no quadril pode estar relacionada a diversas origens, como por exemplo:

 

Artrose de quadril

 

Artrose é uma das doenças mais prevalentes na população acima de 65 anos e também uma das principais causas de dor na lateral do quadril. Essa condição se refere a um processo de degeneração da articulação, causado pelo desgaste natural dessas estruturas. 

 

Por se tratar de um desgaste crônico, essa doença acaba evoluindo progressivamente e a dor pode piorar com o tempo. Para diagnosticar artrose de quadril, o médico irá realizar avaliação clínica do paciente e solicitar exames de imagem, como é o caso da ressonância magnética e da radiografia. Com base nesses exames ele poderá determinar o grau de comprometimento articular e estabelecer o melhor tratamento.

 

Bursite no quadril

 

A bursite é uma inflamação que afeta a bursa, uma pequena bolsa de líquido responsável por reduzir o atrito entre as articulações. A bursite no quadril é causada por um tipo específico, chamada de bursite trocanteriana, sendo necessário estabelecer um diagnóstico preciso para que o tratamento seja iniciado.

 

As inflamações que afetam as forças também podem estar associadas a alterações em músculos glúteos e tendões, chamada de síndrome dolorosa do grande trocanter. Por esse motivo, é essencial contar com a ajuda de um profissional da sua confiança para realizar um acompanhamento adequado e determinar o melhor tratamento para dor na lateral do quadril.

 

Impacto femoroacetabular

 

O impacto femoroacetabular é caracterizado pelo contato anormal entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, o encaixe no quadril. Esse contato anormal acaba causando desgaste e resulta na limitação da mobilidade do paciente e em um quadro de dor.

 

Além disso, o atrito constante também pode prejudicar a forma da articulação, causando lesões ainda mais graves e também o desgaste do quadril. O diagnóstico precisa ser fundamental para que o tratamento seja implementado o quanto antes de forma a evitar esse desgaste e restabelecer a mobilidade do paciente.

 

Fratura por estresse

 

Causada por micro fraturas relacionadas a exercícios repetitivos ou esforços excessivos, as fraturas por estresse também são uma das causas para dor na lateral do quadril. Além da dor, o paciente com fratura por estresse também pode relatar inchaço na região do quadril e da virilha e desconforto ao se movimentar.

 

O diagnóstico dessa condição é feito através do exame clínico feito pelo médico e dos exames de imagem como a ressonância magnética e o raio x.

 

Tendinite do quadril

 

A principal função dos tendões é transmitir a força de contração muscular para a movimentação das articulações e ossos. Isso significa que eles fixam os ossos e os músculos e permitem que realizemos a maior parte dos movimentos do dia a dia.

 

Entretanto, esses tendões também podem estar sujeitos a processos inflamatórios que podem causar dor e limitação do movimento. Nesse sentido, é necessário buscar avaliação médica para determinar as causas da inflamação e iniciar o tratamento o quanto antes.

 

Independentemente da causa, a dor na lateral do quadril pode ser bastante incômoda e prejudicar a rotina e a vida desse paciente. Por essa razão, é fundamental contar com a orientação de um profissional de confiança que consiga diagnosticar as causas do sintoma e iniciar o seu tratamento.

Leia também: Tendinite patelar: sintomas, diagnóstico e tratamento

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!