Logo Instituto Reaction

Artigos

Artrose de quadril: sintomas, diagnóstico e tratamento

Artrose de quadril: sintomas, diagnóstico e tratamento

O quadril é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, sendo responsável pela realização de diversos movimentos. Por conta da sua constituição complexa, essa articulação está sujeita a diversas doenças relacionadas à perda de cartilagem e ao desgaste das estruturas, como é o caso da artrose de quadril.

 

A artrose de quadril é uma doença ocasionada pela perda de cartilagem ou desgaste na articulação. Embora a cartilagem seja um tecido avascular e que não apresenta terminações nervosas, o seu desgaste pode fazer com que as estruturas presentes na articulação sofram com o impacto e atrito causando dor.

 

Por esse motivo, a perda cartilaginosa é uma das principais causas de dor nas articulações. Quando afeta a articulação do quadril, a artrose também pode ser conhecida como osteoartrose do quadril, coxartrose, artrose degenerativa do quadril ou osteoartrite do quadril.

 

Quais são as causas de artrose no quadril

 

Quando nos referimos à artrose que afeta a articulação do quadril, ela pode ser classificada de duas formas, sendo:

 

Artrose primária ou idiopática: esse tipo de artrose afeta mais comumente pacientes idosos e do sexo feminino, e não apresenta uma causa específica para o seu surgimento. Ainda que seja realizada uma investigação para o diagnóstico, na maior parte dos casos esse tipo de artrose tem relação com fatores genéticos.

 

Artrose secundária: esse tipo de artrose pode afetar tanto os pacientes idosos quanto os mais jovens e é resultado de uma doença que afeta o quadril. Essa condição é tida como secundária pois precisa que haja uma alteração ou lesão prévia para o desgaste da articulação. Esse tipo de artrose pode ser causada por:

 

  • Displasia do desenvolvimento do quadril;
  • Doença de legg-calvé-perthes;
  • Sequela de fraturas anteriores;
  • Reumatismo;
  • Necrose da cabeça do fêmur.

 

O desgaste cartilaginoso ocorre de maneira progressiva e muitas vezes só é notado com o avanço da doença. O principal sintoma de que há um processo de desgaste no quadril é a dor que pode ser sentida na parte interna da coxa e irradiar até a região da virilha ou joelho.

 

A dor causada pela artrose no quadril costuma se agravar com a realização de atividades físicas ou movimentos, após permanecer longos períodos de pé. Essa dor costuma melhorar quando o paciente fica em repouso.

 

Conforme a doença progride o paciente também pode relatar limitação dos movimentos que atrapalham a realização de atividades simples.

 

Além da dor que mencionamos que afeta a região da articulação e irradia para outras áreas, o paciente também pode apresentar rigidez articular, estalidos, dificuldade para se sentar ou dirigir, entre outros.

 

Como é feito o diagnóstico e tratamento dessa condição?

 

Para realizar o diagnóstico, o médico responsável vai realizar uma avaliação clínica e dos sintomas do paciente. Feito isso ele também pode solicitar a realização de exames complementares para obter um diagnóstico mais preciso como é o caso da radiografia de bacia e a radiografia de quadril.

 

Esses exames são valiosos aliados para identificar possíveis pontos de desgaste e determinar as causas dos sintomas relatados pelo paciente. A ressonância nuclear magnética também pode ajudar a demonstrar mais claramente as lesões.

 

O tratamento dessa condição vai depender das suas causas, sendo necessário tratar a doença primária para obter bons resultados com tratamento. Inicialmente é indicado o tratamento conservador que pode incluir:

 

  • Utilização de medicamentos anti-inflamatórios para reduzir a inflamação;
  • Medicamentos para dor crônica;
  • Utilização de protetor de cartilagem;
  • Controle de peso corporal;
  • Atividades físicas;
  • Boa alimentação;
  • Fisioterapia;
  • Infiltração com medicamentos.

 

Leia também: Síndrome do impacto femoroacetabular do quadril: sintomas e tratamentos

 

 

No caso onde a abordagem cirúrgica não conseguiu aliviar os sintomas e o paciente ainda apresenta as limitações causadas pela artrose de quadril , o médico pode sugerir a realização de uma cirurgia. Essa indicação vai depender do quadro do paciente, da sua idade, amplitude de movimentos e tipo de atividades físicas realizadas.

 

Através da abordagem cirúrgica,o médico pode reposicionar os ossos do quadril através da osteotomia ou utilizar uma técnica minimamente invasiva conhecida como videoartroscopia. Importante contar com o médico de confiança para um correto diagnóstico e início do tratamento ideal o quanto antes.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!