Logo Instituto Reaction

Artigos

Consumo de cafeína e performance esportiva

Consumo de cafeína e performance esportiva

A cafeína é uma substância que está presente na rotina da maioria dos brasileiros, seja por conta do cafezinho diário, chás, suplementos nutricionais, consumo de isotônicos, entre outros produtos. Para quem pratica esportes, o consumo de cafeína pode garantir diversas vantagens e benefícios, principalmente pelo fato de que ela pode agir diretamente em nosso sistema nervoso.

Durante a prática de exercícios físicos, o consumo de cafeína pode ajudar a melhorar o foco e a concentração, principalmente durante treinos intensos e competições.

Uma das maiores vantagens da cafeína para atletas de alto desempenho, é que ela pode ajudar a reduzir a percepção de dor, tornando o atleta ainda mais tolerante a grandes esforços ou treinos mais intensos.

O nosso tão amado cafezinho também pode potencializar a contração muscular, ajudando o músculo a liberar mais cálcio e carboidratos. Isso porque, durante a prática de atividade física, alguns hormônios são liberados para o consumo da energia necessária para as atividades. Ao se encontrarem com a cafeína, eles passam a consumir a energia presente na gordura, contribuindo para uma fonte de energia mais eficiente e benéfica para o atleta.

A cafeína também pode te ajudar a se manter jovem por mais tempo!

Durante a prática de atividades físicas, o nosso corpo acaba sofrendo uma produção acentuada de radicais livres, o que contribui para o processo de envelhecimento natural do nosso organismo. Esses radicais livres agem nas células sadias do nosso corpo, e para combatê-los, o nosso organismo libera enzimas protetoras. Contudo, quando essa substância é liberada em excesso, o nosso corpo não consegue controlar adequadamente, propiciando o envelhecimento precoce.

A cafeína apresenta antioxidantes que ajudam a combater com mais eficiência e neutralizar o efeito desses radicais livres no organismo, evitando o envelhecimento precoce das nossas células.

Contudo, nem tudo é perfeito, nem mesmo a cafeína. Por conta do seu efeito estimulante nos atletas e praticantes de esporte, em excesso a cafeína pode ser considerada doping. De acordo com o COI – Comitê Olímpico Internacional, através de um exame de urina é possível detectar a presença de cafeína em excesso, de forma que a regra estabelecida pelo comitê é de 15µg/mL de cafeína na urina.

Utilizado com inteligência e na medida certa, o consumo de cafeína pode trazer muitas vantagens para os atletas e praticantes de esporte, sendo uma valiosa aliada aos treinos. Ela pode contribuir para uma performance mais centrada, com mais foco e ânimo para os treinos e competições. Em todo caso, é importante conversar com um nutricionista do esporte para definir quais as suas necessidades nutricionais e estabelecer uma dieta adequada.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!