Logo Instituto Reaction

Artigos

Suplementos nutricionais para corredores: quais os mais indicados?

Suplementos nutricionais para corredores: quais os mais indicados?

 

Quem pratica corrida de forma profissional sabe que a competitividade está cada vez maior, principalmente por conta dos recursos e tecnologias aplicados na obtenção de uma melhor performance. Um desses recursos é a utilização dos suplementos nutricionais.

Além de tênis tecnológicos, roupas adequadas e uma alimentação balanceada, o corredor também precisa garantir que o seu corpo conta com todos os nutrientes necessários para as corridas.

A prática de corrida é muito mais do que apenas um esporte. Os corredores adotam um estilo de vida que transforma toda sua rotina e aumenta sua qualidade de vida.

O que são os suplementos nutricionais?

Suplementos nutricionais são recursos utilizados para completar e balancear alimentação, quando isso for necessário. Isso quer dizer que antes de utilizar qualquer um qualquer de suplementação, o corredor precisa passar pela avaliação de um nutricionista ou médico especializado que consiga determinar o consumo de suplementos adequados para suas necessidades

Via de regra, muitos especialistas indicam a utilização de suplementos nutricionais nos casos onde o atleta corra diariamente por um período maior que 60 minutos. Ou seja, esse tipo de suplementação é mais utilizada para corredores de maratona ou meia maratona. Mas para saber se eles são realmente necessários, o atleta precisa realizar exames e ser avaliado de forma completa.

Mas quais são os melhores suplementos para os corredores?

Multivitamínicos e multiminerais:

Esse tipo de suplemento ajuda o atleta a obter um rendimento melhor, uma vez que ele possibilita a reposição dos sais minerais e outras substâncias do corpo. Esse suplemento ajuda a evitar a exaustão e a fadiga e aumentar a disposição do atleta.

Isotônicos

Os isotônicos ajudam a restabelecer os níveis de glicose, sódio e potássio, que são perdidos durante a prática de corrida através da transpiração. Esse tipo de suplemento pode ser utilizado por atletas que correm por mais de uma hora ou por 30 minutos nos casos onde o dia está muito quente.

Whey Protein

Você com certeza já ouviu falar do Whey Protein. Esse é um dos suplementos mais populares e comentados pelo público, e é muito associado com a musculação e o levantamento de peso. O que poucos sabem é que esse suplemento também é bastante indicado para exercícios aeróbicos, como é o caso da corrida, uma vez que a proteína ajuda na recuperação do músculo.

Maltodextrina

Esse suplemento conta com um alto nível de carboidrato, ajudando a aumentar os níveis energéticos para o atleta durante a corrida. Ela também ajuda a reduzir a sensação de fadiga e a prevenir condições como hiperinsulinemia e hiperglicemia.

Palatinose

A base da palatinose é um carboidrato, mas não é um carboidrato convencional. Extraída da beterraba (mais especificamente do açúcar encontrado nesta leguminosa, ela ajuda a gerar mais energia para o corpo de forma constante e por mais tempo.

Como vimos, existem diversos elementos que podem ser utilizados pelos corredores para melhorar a performance. Contudo, é essencial contar com a orientação de um médico especialista ou de um nutricionista do esporte para que, a partir da avaliação completa da saúde do atleta, eles consigam estabelecer o melhor protocolo e indicar os melhores recursos para ajudar a alcançar os seus objetivos.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!