Logo Instituto Reaction

Artigos

Artrite reumatoide no joelho: sintomas, diagnóstico e opções de tratamento

 

Você provavelmente já ouviu falar em artrite reumatoide no joelho. Esse processo inflamatório atinge as articulações do corpo e pode causar dor intensa, inchaço localizado e rigidez articular. Embora ele possa afetar qualquer articulação do nosso corpo, a artrite reumatoide afeta principalmente os joelhos.

 

Os sintomas causados por essa condição podem trazer um grande impacto para a mobilidade e qualidade de vida do paciente, prejudicando a realização das atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e dirigir. Devido a sua alta prevalência entre a população, a artrite reumatoide é uma das principais razões de afastamento ao trabalho e pode impactar muito a rotina.

 

O joelho é uma das maiores e mais importantes articulações presentes no nosso corpo, sendo responsável pela mobilidade e realização de inúmeros movimentos que fazem parte do nosso dia a dia. Por essa razão, artrite reumatoide no joelho pode ser a verdadeira vilã da nossa mobilidade.

 

Composto pela patela, extremidade superior da tíbia  a extremidade inferior do fêmur, o joelho também apresenta um tecido liso e escorregadio chamado cartilagem articular, que é responsável pelo deslizamento dessas estruturas e amortecimento durante os movimentos usados pela articulação. A artrite reumatoide acaba afetando essas estruturas e prejudicando a sua boa funcionalidade.

 

Embora não tenha cura, existem tratamentos para artrite reumatoide no joelho que podem ajudar a restabelecer a qualidade de vida e combater os principais sintomas causados pela doença.

 

Além da dor intensa, o paciente que sofre com essa condição também pode relatar inchaço localizado, vermelhidão e rigidez. Como se trata de uma doença autoimune e sem uma causa conhecida, artrite reumatoide é resultado da ação do nosso próprio organismo que afeta as partes moles presentes nas articulações, como líquido sinovial.

 

Diagnóstico e tratamento de artrite reumatoide no joelho

 

Para estabelecer um diagnóstico preciso vai realizar além da avaliação clínica, alguns exames complementares a fim de uma visão mais completa das estruturas presentes no joelho. Para isso, podem ser solicitados exames  como a radiografia e a análise laboratorial do líquido sinovial.

 

Determinado diagnóstico pode ser iniciado o tratamento. Como a doença não tem cura, o médico pode recomendar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar a aliviar a dor e o inchaço causado pela artrite reumatóide.

 

Além disso, também pode ser recomendada a realização de exercícios físicos com a orientação de um profissional especializado. Como a doença causa limitação nos movimentos, a realização desses exercícios deve acontecer de maneira gradativa e sempre bem acompanhada.

 

A infiltração articular também pode ser realizada para ajudar a combater os sintomas e aliviar a dor que é sofrida pelo paciente. Existem medicamentos que podem ser infiltrados diretamente na articulação afetada para combater esse processo inflamatório e ajudar a melhorar a qualidade de vida.

 

Nos casos onde há um comprometimento severo da articulação afetada, o médico pode recomendar a de uma prótese de joelho, a artroplastia. Atualmente existem próteses muito bem recomendadas que podem ajudar a recuperar a mobilidade e trazer conforto para esse paciente.

 

É importante lembrar que a artroplastia é uma cirurgia invasiva e apresenta algumas complicações, sendo necessário conversar com o médico responsável sobre os riscos desse procedimento.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!