Logo Instituto Reaction

Artigos

Infiltração articular com ácido hialurônico. Quando ela é indicada?

infiltração articular

 

A Artrose é uma doença cartilaginosa que consiste na degradação da cartilagem articular . Esse processo acontece de forma progressiva, atingindo aproximadamente 40% dos indivíduos com mais de 65 anos no mundo. Um dos tratamentos mais indicados para essa condição é a infiltração articular com ácido hialurônico, ou como também é conhecida, viscossuplementação.

Além dessa abordagem, o médico pode indicar a infiltração com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais, corticosteróides, glicosamina, condroitina, entre outros componentes. Em geral, esse tratamento é realizado para o alívio dos sintomas e retardo do avanço da doença.

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é produzido pelas células da membrana sinovial e faz parte do líquido sinovial, que é um fluido responsável pela nutrição e lubrificação da cartilagem. Inicialmente, o ácido hialurônico sintético foi muito utilizado apenas para funções hidráulicas da articulação, ajudando a aumentar a superfície de contato e reduzindo a pressão sofrida pela articulação.

Por conta dos bons resultados obtidos com esse tratamento, a comunidade científica passou a investigar melhor quais eram os benefícios e efeitos obtidos com a infiltração articular com o ácido hialurônico, pesquisa que entregou resultados satisfatórios quanto aos benefícios dessa abordagem.

Quais os benefícios da infiltração com ácido hialurônico?

Redução das células inflamatórias que podem causar a destruição da cartilagem;
Ajuda as estruturas da produzirem o próprio ácido hialurônico, trazendo uma melhor qualidade para o líquido sinovial;
Estímulo da produção de colágeno tipo 2 e células cartilaginosas;
Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa;
Analgesia.

Quais as indicações para infiltração articular com ácido hialurônico?

A indicação de tratamento vai depender da idade, das condições do paciente, da composição do produto e das necessidades articulares. Para saber qual o melhor ácido hialurônico a ser utilizado, o médico pode utilizar exames de imagens e testes biomecânicos para verificar o grau da lesão. Via de regra, a viscossuplementação não é um tratamento a ser utilizado de forma única, sendo importante estabelecer um protocolo de tratamento completo.

Além disso, é importante verificar com o médico responsável pelo tratamento quais são os efeitos desejados com infiltração e os seus respectivos efeitos colaterais.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!