Logo Instituto Reaction

Artigos

Utilização da baropodometria para identificação de pontos de pressão em pacientes com lesões ortopédicas.

baropodometria

 

Você sabe como é formado o seu pé? Juntamente com o nosso tornozelo, essa valiosa parte do nosso corpo conta com 28 ossos, 29 músculos, 36 articulações e inúmeros ligamentos. Por se tratar de uma estrutura extremamente complexa, é muito importante contar com as ferramentas e estratégias corretas para garantir o seu melhor funcionamento, como é o caso da baropodometria.

Essas estruturas têm como principal funcionalidade garantir a locomoção do nosso corpo, sendo fundamentais a nossa vida e rotina. A baropodometria é um teste cujo objetivo é avaliar de forma precisa como funciona a pisada do paciente.

Para conseguir avaliar essa característica, o baropodômetro conta com uma plataforma equipada com diversos sensores que conseguem medir a pressão exercida pelo pé respectiva distribuição de carga. Esse teste ajuda diagnosticar problemas de pisada e disfunções no aparelho locomotor.

Por se tratar de um exame prático e eficiente e entregar inúmeras informações sobre a pisada do paciente, a baropodometria vem sendo cada vez mais utilizada.

Como funciona o exame de baropodometria?

Como vimos anteriormente, a baropodometria é realizada através de um equipamento chamado baropodômetro. Sensores presentes neste equipamento ajudam a captar e avaliar a pressão exercida por cada parte do pé. É muito importante que o profissional conheça a diferença da pressão em cada um dos pés e localização da distribuição de carga para conseguir avaliar o paciente com eficiência.

Esse exame é realizado em duas etapas distintas:

Primeira fase: em um primeiro momento médico realizará A análise estática do paciente. isso quer dizer que ele fica parado sobre o baropodômetro um determinado período de tempo para avaliar a distribuição de peso e carga sobre os pés.

Segunda fase: na segunda parte do exame o médico irá realizar a análise dinâmica, ou seja: agora o paciente precisa caminhar sobre a plataforma do equipamento.

O equipamento consegue interpretar em tempo real as diferenças de pressão exercidas em cada um dos pés e em suas múltiplas partes. na análise estática, o profissional consegue avaliar o centro de gravidade do paciente pontos de pressão sofridos pelo pé. na análise dinâmica é possível determinar o tipo de pisada ( normal, pronada ou supinada), biomecânicas comportamento do centro de gravidade durante a locomoção.

Pacientes que sofreram lesões ortopédicas podem se beneficiar muito com a baropodometria. Por conta das quantidades de informações que podem ser levantadas durante a realização do exame, os médicos ortopedistas vem utilizando esse teste para avaliar a locomoção dos pacientes que sofreram lesões.

Não há nenhuma contra indicação para a realização deste exame, podendo ser realizado sem a necessidade de preparação e em poucos minutos.

Caso você tenha sofrido alguma lesão e precise de ajuda na recuperação, entre em contato com o ortopedista de confiança para avaliação do quadro e um acompanhamento adequado.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!