Logo Instituto Reaction

Artigos

Lesões meniscais: diagnóstico, sintomas e tratamento.

lesões meniscais

 

O nosso joelho é uma estrutura bastante complexa e importante para o nosso corpo. Por conta das suas características, ele está vulnerável a lesões, como é o caso das lesões meniscais. Esse tipo de lesão pode ser causada por impactos indiretos ou diretos, e até mesmo pelo processo de deterioração das suas estruturas. Devido às diferentes causas de lesões meniscais, os sintomas podem ser diferentes de acordo com o quadro do paciente. Porém, na maior parte dos casos o sintoma mais comum é a dor no joelho.

Dependendo do quadro, a dor costuma ser mais localizada na região interna ou externa do joelho, dependendo do menisco que sofreu a lesão. Outros sintomas bastante comuns são:

Sensação de travamento;
Derrame articular;
Inflamação;
Dificuldade para se movimentar após permanecer por muito tempo na mesma posição;
Inchaço;
Entre outros.

Os sintomas fazem com que determinadas tarefas do dia a dia se tornem um verdadeiro desafio, como é o caso de subir e descer escadas, caminhar e se agachar. Com o passar do tempo e com a evolução da doença, esses sintomas podem apresentar um agravamento.

Diagnóstico de lesões meniscais

Diante dos sintomas, é muito importante buscar a avaliação de um médico especialista para determinar o diagnóstico correto. Para isso, o médico irá analisar o quadro do paciente, o seu histórico e examinar o joelho a fim de determinar qual das suas estruturas está lesionada.

Para conseguir estabelecer um diagnóstico mais preciso, o médico pode solicitar a realização de alguns exames como o raio x, que ajuda a identificar possíveis problemas degenerativos, e a ressonância magnética que permite visualizar os tecidos moles da articulação. É muito importante que esse diagnóstico seja feito da maneira adequada para que, a partir daí, seja estabelecido o melhor tratamento.

Como é feito o tratamento?

O tratamento das lesões meniscais pode ser feito através de duas abordagens diferentes:

Tratamento conservador:

O tratamento conservador para lesões meniscais costuma envolver a utilização de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos para o alívio da dor e um processo de fisioterapia para o fortalecimento da articulação. Esse tratamento costuma ser indicado para os casos de lesão degenerativa, que está diretamente relacionada ao processo de envelhecimento das articulações.

Nos casos onde existem apenas pequenas rupturas, esse tratamento costuma entregar excelentes resultados. Também pode ser indicada a infiltração articular (viscossuplementação), que ajuda no combate aos sintomas e traz uma maior qualidade de vida.

Tratamento Cirúrgico:

Nos casos onde o tratamento conservador não conseguiu bons resultados e os sintomas ainda persistem, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Essa cirurgia é feita através de uma técnica minimamente invasiva chamada de artroscopia, que permite que o menisco seja reparado ou removido( meniscopatia) de acordo com a necessidade do paciente. Após esse tratamento, o médico pode indicar a realização de fisioterapia para uma total recuperação.

Independentemente do caso, é preciso buscar ajuda de um médico especialista para avaliação do quadro, diagnóstico e início do tratamento ideal.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!