Logo Instituto Reaction

Artigos

Uso da hidroterapia na Recuperação de Lesões Esportivas

hidroterapia

A popularidade da hidroterapia não é recente, sendo uma abordagem que vem sendo aplicada há muitos anos para pacientes com diversas doenças. Também conhecida como cinesioterapia na piscina, essa abordagem terapêutica entrega excelentes resultados no tratamento de lesões de diversos tipos.

 

Sendo um dos protocolos mais utilizados na reabilitação, a hidroterapia é indicada em diversos casos, como:

 

  • Lesões musculares;
  • Artrite;
  • Artrose;
  • Fraturas;
  • Doenças reumáticas;
  • Fibromialgia; problemas neurológicos;
  • Recuperação de atletas;
  • Entre outros.

 

Diversos estudos comprovaram que a água pode ser aplicada de forma terapêutica Graças às suas características e efeitos fisiológicos. Dessa forma, a hidroterapia vem sendo aliada a outras abordagens terapêuticas para facilitar a recuperação após lesões.

hidroterapia

Quais os resultados da hidroterapia na recuperação de lesões em atletas?

 

O membro lesionado, quando passa pelo processo de tratamento por hidroterapia pode desencadear diversas reações fisiológicas proporcionando inúmeros resultados positivos para a sua recuperação. Utilizando o métodos de técnicas específicas, hidroterapia é indicada cada vez mais no processo de recuperação após lesões de diversos tipos.

 

Podendo ser aplicada através de uma imersão Total ou parcial a hidroterapia é um valioso recurso de recuperação permitindo que o paciente consiga resultados ainda melhores e consiga retomar a realização de atividades físicas.

 

Disso, implementando o tratamento da maneira correta, é possível reduzir o tempo de retorno às atividades esportivas e garantir que o atleta mantenha seu desempenho desde que acompanhado por uma equipe especializada. Quando falamos de atletas de alto rendimento, esse processo é ainda mais importante.

 

Associado a um trabalho de preparação hidroterapia pode ser implementada para não só recuperar como também prevenir lesões. Nos últimos anos, essa técnica também vem sendo implementada no pós-cirúrgico de atletas, permitindo uma recuperação gradual e completa.

Leia também: Fisiologista do esporte na prevenção de lesões

 

O principal objetivo dessa abordagem terapêutica é fortalecer a musculatura, reduzir as dores, proporcionar relaxamento e estímulo muscular, restabelecer o equilíbrio e aumentar a amplitude articular do paciente. Além disso, ela também contribui para a melhoria da capacidade respiratória do atleta, melhorando o seu desempenho dentro do esporte.

 

Dessa forma, principalmente por conta dos seus benefícios, essa abordagem pode ser indicada para a prevenção, tratamento e reabilitação de problemas ortopédicos, reumáticos, neurológicos, e muitos outros.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!