Artrite reumatoide é uma doença muito comum e uma das principais causas de dores nas mãos. Dependendo da gravidade da doença, a Artrite reumatoide das mãos pode tornar a realização de movimentos comuns do dia a dia extremamente dolorosa e até mesmo levar à total incapacidade do membro.
Essa doença autoimune afeta as articulações do corpo desencadeando um processo inflamatório que resulta em dor e rigidez. A artrite reumatóide se dá por conta do ataque errôneo do sistema imunológico contra as células saudáveis presentes na articulação, afetando a sinóvia e desencadeando a sinovite.
Essa doença afeta em maior quantidade as mulheres entre 30 e 40 anos, e a sua incidência. Embora afete com mais prevalência as articulações das pernas, mãos e braços, Artrite reumatóide também pode afetar outros tecidos e órgãos.
Artrite reumatoide nas mãos
Quando afeta as mãos Artrite reumatóide pode causar sinovite deformidades contraturas desvios compressão do nervo e nodosidades nas articulações dos dedos. Com o passar do tempo essa doença pode apresentar piora e causar a total incapacidade do membro afetado.
O processo de diagnóstico da Artrite reumatoide nas mãos leva em consideração uma avaliação realizada pelos médicos, buscando a presença dos seguintes sintomas:
- Rigidez articular durante a manhã por no mínimo uma hora;
- Presença de Artrite nas articulações dos Punhos e mãos, além das articulações metacarpofalangeanas e interfalangeanas proximais;
- Artrite em três áreas articulares pelo menos;
- Nódulos reumatóides;
- Artrite simétrica;
- Evidência de fator reumatoide no hemograma;
- Alterações radiográficas.
Além de verificar a presença dos critérios citados anteriormente, o médico também pode realizar alguns exames complementares para demonstrar possíveis deformidades. A avaliação do médico é fundamental para determinar as causas e o diagnóstico da doença, permitindo em seguida o início do tratamento.
Como é feito o tratamento dessa doença?
Dependendo dos sintomas e do quadro do paciente o tratamento de Artrite reumatoide nas mãos pode incluir:
Medicamentos
O médico responsável pelo tratamento pode recomendar a utilização de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides para combater a inflamação e reduzir a dor. Também podem ser recomendados medicamentos específicos para doença e corte com esteroides nos casos mais graves.
Fisioterapia
A abordagem fisioterapêutica é fundamental para recuperar a mobilidade e flexibilidade das mãos afetadas pela artrite reumatóide. Esse processo também pode ser um valioso aliado na redução da dor e melhoria da qualidade de vida do paciente.
Alguns profissionais também recomendam a terapia ocupacional para que o paciente consiga realizar as atividades do seu dia a dia e manter a sua independência funcional.
Leia também : Terapia da mão e a reabilitação funcional
Abordagem cirúrgica
Dependendo dos sintomas relatados pelo paciente e da incapacidade desencadeada pela Artrite reumatoide, o médico também pode recomendar a realização de uma cirurgia para a remoção do tecido inflamado ou substituir as articulações que se encontram muito danificadas. O principal objetivo da cirurgia é proporcionar a correção das deformidades e aliviar os sintomas sofridos pelo paciente.
A correção das deformidades é feita através da reconstrução e correção das estruturas afetadas. A substituição articular também pode ser realizada através de artroplastia para que o paciente consiga recuperar a sua mobilidade