Logo Instituto Reaction

Artigos

Terapia da mão e a reabilitação funcional

terapia de mão e reabilitação funcional

A Terapia da mão e a reabilitação funcional são tratamentos essenciais para garantir a mobilidade das nossas mãos quando acontece algum tipo de trauma ou lesão. Durante o nosso dia-a-dia, acabamos não nos dando conta do quanto utilizamos as nossas mãos para realizar todas a nossas atividades, pois muitas das nossas ações ocorre de forma automática, como pegar um objeto, utilizar o celular, trabalhar no computador, escrever… As mãos representam parte essencial da nossa mobilidade, e isso fica ainda mais evidente quando elas estão comprometidas de alguma forma.

A mão é uma estrutura complexa, composta por ossos, tendões, músculos, tendões e veias, e para que ela possa exercer todas as suas funções, todas essas estruturas devem funcionar na sua totalidade e de forma harmônica. Devido ao tamanho dos ossos da mão, as fraturas nessa região são consideradas como lesões menores, e não recebem a devida atenção. Porém, quando não tratadas corretamente, as lesões podem resultar em deformidades graves, dor ou rigidez.

E foi visando reestabelecer os movimentos desses membros tão essenciais para a nossa vida, que a Terapia de mão e a reabilitação funcional foram criadas. A Terapia de Mão é uma especialidade da Terapia Ocupacional, e tem como objetivo a reabilitação, desde o acompanhamento pós cirúrgico, até a retomada da independência nas atividades do dia a dia.

Essa solução terapêutica foi criada no final da década de 80, pelos terapeutas ocupacionais Leila Maria Abdalla, Leonilda Meneguês da Conceição e Maria Cândida de Miranda Luzo. Com o seu intenso trabalho e dedicação, eles criaram e deram início à Sociedade Brasileira de Terapeutas de Mãos, que passou a fazer parte da Federação Internacional das Sociedades de Terapeutas da Mão em 1991.

A atividade é exercida pelo profissional formado em Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e tem como objetivo auxiliar o paciente no desenvolvimento e no reestabelecimento das suas capacidades. Essa terapia pode ser aplicada de diversas maneiras, como:

• Recuperação da capacidade funcional para a realização de tarefas de autocuidado, de vida pessoal, trabalho, estudo e lazer;
• Processo de reabilitação e reeducação motora e funcional dos Membros Superiores, reestabelecendo a capacidade de realizar preensões manuais e movimentos específicos, envolvendo destreza e habilidade das mãos;
• Confecção de órteses e treino de uso;
• Treino no uso de próteses;
• Processo de reeducação sensorial, auxiliando o paciente no restabelecimento da sua capacidade discriminativa e normalização das sensações;
• Tratamento de injúrias relacionadas associados às lesões;
• Tratamentos de cicatrizes;
• Tratamento e controle de edemas;
• Controle da dor;
• Fortalecimento muscular.

O tratamento consiste na aplicação de técnicas para evitar a disfunção dos membros e para garantir que todos os movimentos sejam reestabelecidos da melhor maneira possível. Essa terapia faz uso de recursos e ferramentas específicas para prevenir e controlar as dificuldades físicas e psicossociais que decorrem dos problemas e lesões nas mãos.

Algumas atividades podem ser diretamente impactadas pelas lesões e condições que afetam as mãos, principalmente as atividades de autocuidado, como se alimentar, se vestir, escovar os dentes, entre outras. A terapia de Mão é aplicada para restaurar, fortalecer e desenvolver essas habilidades motoras, corrigindo as patologias e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Nas sessões de Terapia de Mão, o paciente, com o auxílio do terapeuta, realizará atividades voltadas para a melhoria na amplitude dos movimentos, fortalecimento, reeducação sensorial, entre outras.

Além disso, o fisioterapeuta com especialização em Terapia de Mãos também é habilitado para confeccionar órteses sob medida. Elas são utilizadas no processo de reabilitação de pacientes de diversas patologias, como:

• Pacientes neurológicos;
• Tratamento de fraturas em crianças e adultos;
• Pacientes reumatológicos (como no caso da Artrose).

Com a ajuda da órtese, é possível proporcionar uma recuperação mais rápida e uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Essas órteses são feitas sob medida para que elas possam se adequar com conforto ao paciente e auxiliar na reabilitação dos membros.

Para quem a Terapia de Mãos é indicada?

Pessoas que sofreram alguma espécie de trauma ou acidente nas mãos, que ocasionaram queimaduras, lesões, feridas, danos nos nervos e tendões, fraturas ósseas ou amputações, são candidatos à Terapia da Mão e Reabilitação Funcional. Outros casos comuns de candidatos à essa terapia são os pacientes que sofrem da síndrome do túnel do carpo, cotovelo de tenista, artrite, osteoartrite e indivíduos que sofreram AVC, Traumatismo Craniano e outros problemas neurológicos.

Todo atendimento de Terapia da Mão é personalizado e é aplicado de acordo com o diagnóstico e o prognóstico do paciente. Normalmente, são recomendadas sessões diárias de terapia, dependendo da patologia, fazendo parte de um tratamento conservador, ou da reabilitação após um procedimento cirúrgico.

Para que a Terapia da mão e a reabilitação funcional atinjam todos os seus objetivos e proporcionem a melhoria na condição física do paciente, são utilizados meios físicos e ocupacionais que contribuam com a melhora dos movimentos.

É necessário que haja uma relação de confiança entre o cirurgião de mão, o terapeuta e o paciente, pois na maior parte dos casos, o processo de reabilitação se inicia imediatamente após a cirurgia. Quanto melhor for a troca de informações, melhor será o tratamento e seus respectivos resultados.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!