Logo Instituto Reaction

Artigos

Quais as lesões de quadril mais comuns em atletas?

lesões de quadril

 

O quadril é uma das articulações mais ativas durante a realização de atividades físicas, pois ela conecta o tronco aos membros inferiores. Por ser responsável pela sustentação e suporte do corpo, essa articulação permite que consigamos correr, caminhar, saltar e realizar diversos movimentos com nosso corpo. Contudo, por conta do esforço realizado, essa articulação pode sofrer diversos tipos de lesões.

Quanto mais intensa e frequente for a atividade física realizada, mais é exigido dessa articulação. Por essa razão, essa é uma das lesões mais comuns em atletas profissionais ou amadores, como os praticantes de futebol, halterofilismo, atletismo, artes marciais e muitas outras.

Quais as principais lesões esportivas no quadril?

Por conta da alta demanda exigida das articulações durante a prática de esportes, as lesões de quadril mais comuns são as lesões extra-articulares, como:

Estiramentos musculares: o estiramento muscular é uma lesão que consiste no rompimento total ou parcial das fibras musculares, que acontece quando o músculo é esticado além da sua capacidade.

Contusões: as contusões acontecem quando há um impacto ou trauma de algum agente externo contra o nosso corpo. Nesse caso, não há dano estrutural aos ossos, músculos e articulações.

Distensões: assim como nos estiramentos musculares, as distensões ocorrem por conta do alongamento excessivo de alguma estrutura, no caso, os tendões e a junção músculo-tendínea.

Bursites: a bursite consiste na inflamação da bursa, uma estrutura que contém líquido e envolve as articulações. Ela funciona como um amortecedor das estruturas.

Tendinites: as tendinites são causadas por um processo inflamatório do tendão.

As lesões intra-articulares podem ser:

Impacto femoroacetabular: consiste no contato anormal e desgaste entre as estruturas da articulação, causando dor e redução da mobilidade.
Lesão labral: a lesão labral consiste em uma fissura ou desgaste no lábio acetabular, causando dor na área da virilha.
Pubalgia: atingindo a região da sínfise púbica (articulação que une os ramos direito e esquerdo do osso pubiano), essa condição consiste em um processo inflamatório do púbis.

Como é o tratamento das lesões de quadril em atletas?

Para determinar qual a lesão de quadril sofrida pelo atleta, o médico pode exigir a realização de alguns exames de imagem, como o raio-x, ressonância magnética, entre outros.
No tratamento conservador, o médico pode recomendar:

Repouso;
Medicação analgésica e antiinflamatória;
Compressa de gelo;
Fisioterapia;
Acupuntura;
Infiltração;
Entre outras alternativas terapêuticas.

A intervenção cirúrgica é rara e aplicada quando o tratamento conservador não entrega o resultado esperado.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!