Logo Instituto Reaction

Artigos

Osteoartrite do cotovelo: sintomas, diagnóstico e opções de tratamento

osteoartrite do cotovelo

A artrose também é conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, e é uma condição que causa dor e limitação de movimentos na articulação afetada. Diferentemente do que acontece em outros casos de artrose, a osteoartrite de cotovelo não é caracterizada pela degeneração da cartilagem articular, e sim pela formação de saliências ósseas conhecidas como osteófitos.

 

Nos casos onde a doença se encontra mais avançada, o paciente apresenta dor constante e um grande desconforto, limitando a realização de movimentos simples, como levar as mãos até o rosto.

 

A osteoartrite do cotovelo pode ser definida em diversos tipos, sendo os mais comuns:

 

  • Artrose primária: esse tipo de artrose é mais recorrente em pacientes com mais de 60 anos e pode afetar diversas articulações do corpo.

 

  • Artrite reumatoide: nesse caso, o público atingido pode ser mais jovem e é caracterizada por um processo inflamatório crônico e autoimune. Isso quer dizer que a defesa do próprio corpo acaba atacando articulações e causando dor, inchaço, rigidez articular, e limitação de movimentos.

 

  • Artrite pós-traumática: como o próprio nome diz, esse tipo de artrose acontece após uma fratura ou trauma na articulação. Ela pode ser desencadeada por atividades físicas, esforço repetitivo e acidentes.

 

Como é feito o diagnóstico da osteoartrite de cotovelo

 

Para determinar o diagnóstico de artrose ou osteoartrite, o médico responsável irá realizar um exame físico e solicitar alguns exames de imagem complementares. O exame realizado no consultório tem como objetivo verificar a intensidade da dor e a capacidade de movimentação do cotovelo afetado.

 

Os exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética poderão ajudar o médico a obter uma visualização mais completa das estruturas articulares.

 

Determinado diagnóstico, pode ser iniciado o tratamento para osteoartrite de cotovelo. Embora seja uma condição que não tem cura, existem algumas medidas e protocolos que podem ser implementados para o alívio dos sintomas e contenção do avanço da doença.

 

O tratamento conservador da artrose de cotovelo inclui a utilização de medicamentos para controle da dor e inflamação, infiltração articular e fisioterapia para manter o arco do movimento.

 

Quando a abordagem conservadora não consegue alcançar os resultados esperados, pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica. Dependendo da gravidade, pode ser realizado uma artroscopia, artroplastia de interposição ou artroplastia com implante.

 

A escolha do melhor tratamento vai depender da avaliação do médico responsável e do quadro do paciente.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!