Logo Instituto Reaction

Artigos

Neuroma de Morton, Sintomas, Diagnósticos e Opções de Tratamento

Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é uma lesão benigna que costuma afetar a região entre o terceiro e o quarto dedo do pé, caracterizada por um processo de compressão crônica. Embora seja uma lesão benigna, essa condição costuma ser incômoda e atrapalhar a mobilidade e a qualidade de vida do paciente.

 

Essa compressão pode ser causada por diversos fatores, como:

 

  • Uso frequente de sapatos de bico fino e salto alto;
  • Obesidade;
  • Presença de alterações na anatomia do pé;
  • Prática de esportes ou atividades físicas que envolvam impactos frequentes na região.

 

A dor causada pelo neuroma de Morton costuma se apresentar durante a prática de corrida ou caminhadas do dia a dia, entende a desaparecer ao erguer o membro afetado ou interromper a atividade. Alguns pacientes também relatam uma sensação de queimação na região afetada,além de inchaço e vermelhidão.

Leia também: Abordagem fisioterapêutica com base em testes funcionais para prevenção de lesões em atletas

Como é feito o diagnóstico e o tratamento do neuroma de Morton?

 

Para determinar as causas do sintoma, o médico responsável realizará uma avaliação completa do paciente e dos sintomas que foram relatados. Esse profissional também pode proceder com a palpação da região a fim de estabelecer a localização da dor.

 

Para obter um diagnóstico mais preciso o profissional responsável pode solicitar também a realização de alguns exames de imagem que poderão entregar uma visão mais abrangente das estruturas do membro afetado. Nesse caso, pode ser necessário realizar uma ressonância nuclear magnética,  radiografias e ultrassom.

 

Uma vez determinado diagnóstico de neuroma de Morton pode ser iniciado o tratamento para a condição. Inicialmente, esse tratamento é realizado através de uma abordagem conservadora, ou seja: o médico pode recomendar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios além da fisioterapia.

 

 

O principal objetivo da abordagem conservadora para o neuroma de moto é reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Também podem ser recomendadas a utilização de uma palmilha Ortopédica personalizada para que a região tenha um melhor amortecimento. Dependendo da gravidade dos sintomas apresentados, o médico também pode recomendar a suspensão das atividades físicas para reduzir o impacto sofrido pela região.

 

Nos casos onde a abordagem conservadora não consegue combater os sintomas e o paciente ainda sofre com desconforto, pode ser recomendada uma cirurgia para reduzir a compressão.

 

Independentemente do caso, é muito importante contar com a ajuda de um médico especialista de confiança para realizar o diagnóstico e o tratamento da doença.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!