Logo Instituto Reaction

Artigos

Abordagem fisioterapêutica com base em testes funcionais para prevenção de lesões em atletas

 

Adotar uma abordagem fisioterapêutica preventiva é uma solução inteligente para diminuir o risco e a incidência de lesões em atletas. Baseada em testes funcionais, essa estratégia pode ser utilizada em atletas amadores de alto desempenho, garantindo mais segurança durante a prática esportiva.

Essa abordagem costuma contar com técnicas voltadas para o fortalecimento , correção postural e flexibilidade, sempre com o objetivo de prevenir lesões e garantir mais saúde e rentabilidade no esporte.

Sabemos que a prática de atividades físicas é essencial para quem busca garantir uma saúde física e mental em dia. Contudo, qualquer esporte envolve determinados riscos de lesões articulares, ósseas e musculares, sendo necessário adotar uma abordagem preventiva para evitar esses problemas e melhorar a qualidade de vida do atleta. Dependendo do tipo de lesão, pode ser necessário interromper a prática de atividades físicas de maneira definitiva.

Por esse motivo, a abordagem fisioterapêutica preventiva pode ser uma valiosa aliada no processo de preparação destes.

Como a fisioterapia preventiva ajuda a evitar lesões?

Utilizando técnicas e estratégias específicas, a abordagem fisioterapêutica preventiva ajuda a aumentar a flexibilidade, fortalecimento e resistência do corpo do atleta. Dessa forma, ele poderá seguir com a performance esportiva de maneira mais segura e evitar as principais lesões decorrentes desse esporte.

Essa abordagem pode ser implementada diante de diversas modalidades esportivas, como é o caso do futebol, tênis, basquete, danças e lutas. Para que essa estratégia atinja os resultados esperados, o fisioterapeuta pode aplicar testes funcionais para avaliar o funcionamento das articulações durante a realização dos movimentos.

Com base nas informações obtidas por esses testes, o profissional consegue avaliar a presença de dor ou instabilidade durante a realização desses movimentos, que podem favorecer a incidência de lesões. O objetivo é proporcionar uma correção efetiva dessa mobilidade para que o atleta consiga realizar suas atividades com mais segurança.

Dependendo do tipo de lesão, pode ser desencadeado um problema maior, de forma que essa estratégia vai ajudar o atleta a se manter ativo por mais tempo e garantir uma performance de qualidade.

É muito importante que esses atletas se preparem da maneira ideal antes de realizar qualquer tipo de atividade física. Pessoas que estão iniciando no esporte agora não sabem como anda a sua mobilidade e flexibilidade, e determinados movimentos podem favorecer lesões e prejudicar muito a sua qualidade de vida.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!