Logo Instituto Reaction

Artigos

Liberação miofascial voltada para atletas

liberação miofascial

 

Já ouviu falar em liberação miofascial? Esse procedimento é um valioso aliado para os atletas que desejam uma melhor recuperação após o treino e garantir mais qualidade nos seguintes. Durante as atividades físicas, o nosso corpo sofre diversas alterações, principalmente em esportes de alto rendimento. Por conta disso, após a realização dos treinos, o atleta pode ter o desempenho prejudicado por conta da dor gerada.

Nesse sentido, a liberação miofascial pode ajudar a reduzir essa dor e contribuir para uma melhor recuperação do corpo.

Esse processo acontece na fáscia, que é um tecido conjuntivo composto por nervos, vasos sanguíneos e água, responsável por proteger os músculos e os conectar com várias estruturas. Quando a fáscia apresenta o processo inflamatório, ela pode acabar atingindo o músculo e fazendo com que ele perca a mobilidade. Em alguns casos, ela pode causar espasmos musculares e alterações neuromusculares.

A liberação miofascial em atletas ajuda a melhorar a interação entre a fáscia e o músculo, reduzir a dor e contribuir para uma recuperação muscular rápida.

O que é a fáscia?

A fáscia pode ser classificada de duas formas:

Fáscia profunda ou muscular: consiste em um tecido conjuntivo denso e fibroso responsável por envolver os músculos, nervos, ossos e vasos.

Fascia visceral: tecido que ajuda a suspender os órgãos na cavidade abdominal e envolvê-los com o tecido conjuntivo.

Dessa forma, podemos entender que a face está localizada no tecido que recobre os músculos e na camada mais externa do tecido conjuntivo, chamado epimísio. A liberação miofascial é muito valiosa no processo de recuperação do atleta, trazendo diversos benefícios, como:

Redução da dor;
Melhoria do desempenho muscular;
Mais mobilidade articular;
Aumento da consciência corporal;
Redução do tempo de recuperação dos atletas.

 

Em todo caso, é muito importante buscar a orientação de um profissional capacitado antes de iniciar atividades físicas ou esportes de alto impacto, como um preparador físico. A fisiologia do esporte é essencial para garantir um maior preparo físico e combater as principais lesões decorrentes desse tipo de atividade.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!