Logo Instituto Reaction

Artigos

Lesão do labrum do quadril

labrum

O labrum é uma das estruturas mais importantes da articulação do quadril, sendo responsável pela lubrificação, absorção de impacto, manutenção da pressão intra-articular e mobilidade da articulação. Essa estrutura fibrocartilaginosa reveste a parte interna do quadril na região de encaixe do fêmur, conhecida como acetábulo.

 

Graças a sua função dentro da articulação, o labrum é um dos principais responsáveis pela saúde do quadril. As lesões que atingem essa estrutura são classificadas de acordo com a gravidade, fissura e grau de degeneração, e nos casos onde essas lesões podem ser causadas por traumas, também pode acontecer um derrame articular, que causa inflamação da cartilagem.

 

Quais as causas da lesão do labrum

 

A ruptura labral costuma ser causada pelo impacto femoroacetabular, frouxidão capsular, traumas repetitivos e hipermobilidade da articulação. Essa lesão também pode ser favorecida pela realização de algumas atividades esportivas, principalmente entre esportes que necessitam de uma grande movimentação entre o fêmur proximal e a borda do acetábulo ou a realização de diversas repetições com articulação.

 

A lesão também pode estar relacionada a outros fatores, como:

 

  • Traumas agudos;
  • Deformidades ósseas;
  • Displasia acetabular;
  • E degeneração.

 

Diante desse tipo de lesão, o paciente pode relatar o surgimento de alguns sintomas, sendo o principal a dor na região da articulação do quadril. Essa dor se apresenta de forma mais aguda na parte interna da coxa e na região da virilha, podendo ser facilmente confundida com hérnia inguinal e lesões musculares relacionadas a impactos e esportes.

 

Por esse motivo é muito importante realizar uma avaliação completa do quadro do paciente e para determinar as causas da lesão iniciar o melhor tratamento para lesão do labrum.

 

Diagnóstico e tratamento

 

Diante dos sintomas relatados pelo paciente, o médico responsável irá realizar um exame físico e alguns testes do labrum. Essa avaliação vai ajudar a determinar qual é a localização da dor e obter um quadro mais preciso da condição relatada pelo paciente.

 

Após essa avaliação, o médico também pode solicitar a realização de alguns exames de imagem para complementação do diagnóstico. Para isso, podem ser solicitadas a realização de raio-x e ressonância nuclear magnética.

 

A radiografia é essencial para demonstrar com precisão as estruturas ósseas assim de ficar um impacto femoro acetabular. A lesão do labrum é diagnosticada através da ressonância nuclear magnética, sendo necessário iniciar o tratamento.

 

Inicialmente, o tratamento dessa condição é feito através de uma abordagem conservadora, com o objetivo de fortalecer a musculatura, reduzir os sintomas, combater os espasmos musculares e corrigir a biomecânica do paciente. A fisioterapia é indispensável durante esse processo e devem começar o quanto antes para combater os sintomas e inflamação.

 

Também pode ser recomendada a utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além da redução das atividades físicas sobrecarga.

 

Nos casos onde a abordagem conservadora não consegue reduzir os sintomas e o paciente ainda relata muito desconforto, o médico pode recomendar a realização de uma artroscopia. Essa abordagem minimamente invasiva é utilizada para reparar a cartilagem e ajustar possíveis estruturas ósseas desalinhadas.

 

Em alguns casos o labrum pode apresentar um grau muito alto de degeneração, sendo necessário realizar a remoção da estrutura. Independentemente do caso , é fundamental buscar a ajuda de um médico especialista para uma correta avaliação e início do tratamento.

 

Está gostando do contéudo? Compartilhe!