Logo Instituto Reaction

Artigos

Contratura muscular, estiramento e distensão. Quais as diferenças?

contratura muscular

Se você já sofreu algum tipo de lesão, provavelmente já ouviu falar em contratura muscular, estiramento e distensão. Mas na prática, quais são as diferenças entre essas lesões?

Se você pratica atividades físicas, é muito provável que em algum momento você tenha sentido a sensação de fisgada na região da panturrilha. Muitas pessoas não sabem que essa sensação pode significar e se questionam se é algo natural, de fácil recuperação ou necessita do acompanhamento do médico especialista.

Para que você entenda essas diferenças, vamos esclarecer agora, quais são as principais distinções entre contratura muscular, estiramento e distensão.

Para que o nosso corpo consiga realizar todos os movimentos, é necessário que o músculo realize a contração e o relaxamento, que são movimentos que compõem o ciclo de contração muscular voluntária. Porém, quando a contração ultrapassa a capacidade fisiológica do corpo, esse movimento resulta em uma lesão de sobrecarga que pode ser classificada de maneira diferentes:

Estiramento muscular

Essa lesão atinge as fibras musculares e costuma ser causada pelo excesso de alongamento do músculo. Esse estiramento pode apresentar graus diferentes dependendo da ruptura das fibras, que podem sofrer um leve estiramento, uma ruptura parcial ou uma ruptura completa.

O paciente pode relatar dor no local atingido, que pode apresentar uma piora de acordo com o esforço realizado. Esse tipo de lesão é muito comum durante a prática de esportes e atividades físicas, principalmente por conta do excesso de alongamento sofrido pelos músculos.

Distensão muscular

A distensão muscular também é causada pelo excesso de alongamento e pode ser classificada de acordo com o grau da lesão, levando em consideração se houve ou não ruptura do tecido e em qual gravidade. A distensão muscular atinge a junção músculo-tendínea e é mais recorrente diante da falta de alongamento antes de iniciar atividades físicas.

Contratura muscular

A contratura muscular é o resultado da contração de um pequeno grupo de fibras presentes no músculo na forma de um espasmo. Diferentemente das lesões anteriores, a contratura muscular não gera nenhum tipo de lesão nas estruturas do músculo, mas pode causar fadiga e dor no local, impedindo a continuidade das atividades físicas.

Os principais motivos que levam o corpo a sofrer esse tipo de contratura são:

Falta de aquecimento;
Excesso de força sobre um músculo que está sem condicionamento;
Desequilíbrios musculares.

Independentemente do caso, é necessário buscar a orientação de um médico especialista que poderá avaliar o quadro e determinar o diagnóstico correto. Caso seja necessário, o médico pode solicitar a realização de alguns exames complementares a fim de avaliar o dano sofrido pelas fibras e qual a melhor abordagem terapêutica, como a fisioterapia esportiva.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!