Logo Instituto Reaction

Artigos

Infiltração com ácido hialurônico funciona? Quando é indicada?

infiltração com ácido hialuronico

O líquido sinovial, presente nas articulações do nosso corpo, é um dos principais responsáveis pela lubrificação e permite que as estruturas realizem um movimento mais suave e sem dor. Além disso, esse líquido está relacionado com a saúde cartilaginosa, nutrindo e mantendo as células sempre saudáveis, sendo que um dos principais componentes é o ácido hialurônico.

Determinadas condições, como a artrose e outras doenças inflamatórias, fazem com que a quantidade de ácido hialurônico presente no líquido sinovial seja drasticamente reduzida, comprometendo o bom funcionamento da articulação. Dessa forma, é necessário encontrar uma forma de repor esse valioso componente.

Quando essa infiltração é indicada?

Como vimos, determinadas doenças fazem com que o ácido hialurônico presente no líquido sinovial seja produzido em menor quantidade, impactando no bom funcionamento das estruturas. Por essa razão, o procedimento é mais comumente recomendado para pessoas que sofrem de artrose (de leve a moderada), que apresentam lesões cartilaginosas ou condromalácia patelar. Além disso, a infiltração com ácido hialurônico também pode ser indicada para:

· Pacientes que sofrem de dores crônicas, que em geral já passaram pelo tratamento conservador (incluindo uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios não esteróides, mudanças nos padrões de atividades, redução de peso, entre outros);
· Pacientes que possuem alguma contra-indicação para uso de antiinflamatórios;
· Nos casos onde a intervenção cirúrgica não é recomendada ou deve ser postergada.

Diferentemente do que se pensa, a infiltração com ácido hialurônico não é realizada apenas nos joelhos. De acordo com as necessidades do paciente, o médico pode recomendar a infiltração na coluna, ombro, quadril ou pé. Ainda que tenha sido criada para reduzir os sintomas e restaurar a saúde dos joelhos, com o passar dos anos e demonstrados os benefícios da infiltração, ela passou a ser realizada em outras articulações.

O principal objetivo da infiltração com ácido hialurônico é reduzir o processo inflamatório, aliviar os sintomas e retardar o desgaste da articulação. Com a ajuda do tratamento, é possível restabelecer a qualidade de vida do paciente e equilibrar os níveis de ácido hialurônico presentes no líquido sinovial.

Como o procedimento é realizado?

Por se tratar de um procedimento bastante simples, ele costuma ser realizado no consultório do médico, contudo, é muito importante contar com um profissional confiável e experiente. Com a ajuda de uma anestesia local, o médico realiza a aplicação do ácido hialurônico, podendo utilizar radiografias ou um exame de ultrassom para guiá-lo no processo.

Mesmo com a aplicação da anestesia, alguns pacientes podem relatar algum desconforto, mas o procedimento não leva mais do que 5 minutos para ser concluído . A recuperação também é bastante rápida, levando de 1 a 2 semanas. No caso de praticantes de esportes e outras atividades, é necessário que haja um afastamento temporário, aguardando orientações do médico para uma retomada segura.

Em alguns casos, quando o tratamento com ácido hialurônico não entrega os resultados esperados, podem ser recomendadas outras abordagens, como a fisioterapia, para fortalecer os músculos e melhorar o arco do movimento do paciente.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!