Logo Instituto Reaction

Artigos

Tratamento da condromalácia patelar por meio de fortalecimento muscular e treinamento de equilíbrio

condromalácia patelar

 

A condromalácia patelar é uma condição que atinge a articulação mais importante do nosso corpo, os nossos joelhos. Devido a sua característica complexa, essa articulação está altamente propensa a desenvolver lesões, atingindo os tendões, músculos, ligamentos ou até mesmo a cartilagem do local.

A cartilagem é um componente que contribui para um deslizamento da patela no fêmur de forma mais harmônica e segura. A sobrecarga dessa articulação pode favorecer o desgaste articular, resultando em uma condição chamada de condromalácia patelar.

Para uma melhor compreensão, é muito importante que saibamos como distinguir a condromalácia patelar e a condropatia patelar . Enquanto no primeiro caso nos referimos ao amolecimento cartilaginoso, na condropatia patelar essa cartilagem já apresenta fissuras, caracterizando uma condição mais grave. Quando essa cartilagem está totalmente comprometida, nos referimos a uma condição chamada de artrose.

É relevante lembrar que o desgaste cartilaginoso atinge a todas as pessoas em graus diferentes, principalmente com o envelhecimento das estruturas. Contudo, em alguns casos, este desgaste é elevado e pode causar prejuízos ao paciente.

A condromalácia patelar pode ser causada por alguns fatores:

Pessoas que apresentam uma predisposição genética para o desenvolvimento dessa doença;
Sobrepeso e obesidade;
Falta de exercícios físicos;
Prática de exercícios físicos e esportes em excesso, causando sobrecarga;
Traumas ou problemas de alinhamento na articulação do quadril.

O paciente com condromalácia patelar sente dor ao redor da rótula, principalmente ao realizar determinados movimentos, como dobrar e esticar o joelho. Além disso, o paciente também pode relatar sensibilidade, estalidos, inchaço, dificuldade para esticar a perna ou caminhar.

 

Como é feito o tratamento da condromalácia patelar?

 

Inicialmente, é necessário realizar um diagnóstico preciso da condição do paciente. Para isso, o médico pode realizar avaliação clínica e do histórico do paciente, além de solicitar exames de imagem para excluir outras condições semelhantes.

Feito diagnóstico, pode ser iniciado o tratamento da condromalácia patelar. O fortalecimento muscular e o treinamento de equilíbrio são duas práticas que conseguem entregar muitos benefícios para o paciente que sofre dessa condição.

É essencial que os músculos ao redor do joelho sejam fortalecidos para garantir uma maior sustentação e uma realização de movimentos mais harmônica e fluida. Para isso, o profissional responsável pela prescrição dos exercícios pode recomendar um processo de fortalecimento dos músculos dos glúteos e quadríceps, exercícios de baixo impacto, como natação, caminhada ou yoga, entre outras abordagens.

Independentemente do caso, é necessário buscar a orientação de profissionais habilitados e qualificados que ajudem a realizar essas atividades com segurança e qualidade. Diante dos sintomas de condromalácia patelar, é imprescindível buscar a ajuda de um médico de confiança que realize o diagnóstico preciso e recomende a melhor abordagem para o tratamento da condição.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!