Logo Instituto Reaction

Artigos

Prevenção de doenças cardiovasculares em atletas de alto rendimento.

doenças cardiovasculares

 

As doenças cardiovasculares não são exclusivas das pessoas que estão em sedentarismo. Algumas alterações decorrentes da prática intensa de atividades físicas, o atleta pode desenvolver determinadas doenças cardiovasculares que representam um grande risco para a sua saúde.

É evidente que as atividades físicas são essenciais para garantir a melhoria da saúde física e emocional, mas é muito importante que os atletas compreendam a necessidade de realizar um acompanhamento contínuo para evitar alguns problemas.

A prática regular de atividades físicas ajuda a reduzir o risco de acidente vascular cerebral, possuindo um efeito muito favorável na redução do peso corporal, material e coagulação sanguínea. Essas atividades também podem melhorar a capacidade cardiorrespiratória e trazer muitos outros benefícios para a saúde.

Quando praticados de maneira correta e com a orientação adequada, os exercícios físicos agregam muitas vantagens para o nosso corpo, incluindo fortalecimento do músculo cardíaco. Porém é muito importante que alguns cuidados sejam tomados. A atividade física por si só não consegue garantir saúde perfeita, é importante que o atleta adote algumas mudanças nos seus hábitos para proteger o seu coração de doenças cardiovasculares:

Abandonar o tabagismo;
Garantir uma alimentação regrada;
Evitar alimentos que causam obesidade;
Controlar o consumo de Açúcar;
Muitos outros.

Atletas de alto rendimento também precisam adotar uma estratégia para a prevenção de doenças cardiovasculares. Existe uma alteração do coração que atinge pessoas que realizam de forma regular exercício aeróbico intenso, chamada de coração de atleta.

Com a realização contínua de atividades desse tipo, o coração pode sofrer algumas alterações, como aumento das câmaras internas. Essas alterações podem se confundir com algumas outras doenças do coração, como:

Insuficiência cardíaca;
Distúrbios de funcionalidade das válvulas cardíacas;
Cardiomiopatia hipertrófica;
Ritmo cardíaco anormal;
Entre outros.

Por conta da semelhança das características do coração de atleta com essas doenças cardíacas, é muito importante que haja um acompanhamento com cardiologista do esporte para prevenir doenças e identificar possíveis alterações. Nesse sentido, é muito importante se manter atento a alguns sintomas:

Falta de ar;
Tontura;
Dor no peito;
Arritmias;
Desmaios.

Diante desses sintomas, é necessário buscar ajuda de um médico especialista para avaliar o quadro e realizar um acompanhamento contínuo da saúde cardiológica desse atleta. Geralmente serão solicitados alguns exames, como eletrocardiograma, exames de imagem e o teste de esforço.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!