Logo Instituto Reaction

Artigos

Tipo de pisada: pisar de Forma Errada Pode Gerar Lesões no Corpo

Pisar errado pode gerar lesões no corpo

Você já parou para pensar na importância do tipo de pisada para o desempenho de exercícios de impacto como corrida, saltos ou ainda mesmo na execução de atividades do seu dia a dia como caminhar, subir ou descer escadas?

Pisar errado pode gerar lesões no corpoSe a resposta for não, está na hora de começar a notar essa questão. Isso porque pisar corretamente, evita de sofrermos lesões durante estas atividades. Uma pisada incorreta pode, por exemplo, gerar torções nos tornozelos, no joelho, além de problemas posturais e na coluna, sistemas muito requeridos quando caminhamos e também gerar quedas que podem afetar outras partes do nosso corpo.

Há aquelas pessoas que pisam torto, por uma questão comportamental, mas em boa parte dos casos a pisada errada pode estar relacionada a anomalias do pé ou ao tipo de pisada que cada pessoa tem.

O tipo de pisada que tempos, por exemplo, influi no tipo de tênis que devemos escolher para realizar nossas atividades. Existem três tipos de pisada: neutra, pronada e a supinada.

A pisada neutra é a que consideramos como correta. Ela ocorre quando o pé se apoia uniformemente no chão, ou seja, o arco da planta do pé não faz nenhum desvio rotacional quando pisamos e isso faz com que o impacto do movimento seja absorvido de forma homogênea pelo pé.

A pisada supinada ocorre quando pisamos para fora, projetando a carga corporal para lateral externas dos pés. É muito comum em pessoas que possuem o arco do pé muito acentuado, condição conhecida como pé cavo, que faz com que o apoio se desloque para lateral externa.

Pisar errado pode gerar lesões no corpoA terceira pisada é a pronada e ocorre, geralmente, em pessoas que têm o “pé chato”. Neste caso a pisada ocorre com desvio para parte interna do pé. Costuma ser a mais comum entre a população.

É muito importante procurar o ortopedista especializado em pés aos sentir problemas que estão relacionados à sua pisada, principalmente, se nas suas atividades diárias seus pés são muito requeridos. O médico pode solicitar a realização de uma baropodometria para avaliar a pisada do paciente. As condições geradas pelo tipo de pisada associadas ao uso de tênis e sapatos incorretos podem variar de agudas a crônicas, com surgimento de bolhas, calos e lesões ósseas. Além disso, podem ocorrer problemas crônicos como tendinites no tornozelos, canelites, deformidades ósseas, entre outros problemas.

Somos uma clínica de Ortopedia completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2507-9024, (11) 2507-9021 e (11) 94006-5262 [social_icons type=”normal_social” icon=”fab fa-whatsapp” use_custom_size=”yes” custom_size=”16″ custom_shape_size=”18″ link=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5511940065262″ target=”_blank” icon_margin=”0 0px 0 0″ icon_color=”#000000″ icon_hover_color=”#4f4f4f”].

Artigo Escrito por: Adriano Leonardi

Está gostando do contéudo? Compartilhe!