Logo Instituto Reaction

Artigos

Efeitos da condromalácia patelar na movimentação funcional e desempenho atlético

Efeitos da condromalácia patelar na movimentação funcional e desempenho atlético.

A condromalácia patelar consiste em uma condição médica que afeta as articulações mais importantes que possuímos, ou seja, os nossos joelhos. devido à sua importância e a complexidade da sua estrutura, o joelhos estão altamente propensos a desenvolver lesões e condições degenerativas, que podem afetar a cartilagem, ligamentos, musculatura e tendões.

 

No caso da cartilagem, a sua degradação acaba prejudicando deslizamento suave da patela no fêmur, causando dor. geralmente, essa condição é desencadeada pela sobrecarga dessa articulação ou pelo envelhecimento das estruturas.

 

Diferentemente da condropatia patelar onde a cartilagem já apresenta fissuras, a condromalácia patelar é resultado de um processo de amolecimento cartilaginoso. Em casos mais graves onde a cartilagem se encontra comprometida, nós temos o que chamamos de artrose.

 

Por conta do papel da cartilagem presente nos joelhos, pessoas apresentam algum grau de degradação e desgaste cartilaginoso, e em alguns casos esse desgaste pode causar inúmeros problemas. a condromalácia patelar pode ser causada pelos seguintes fatores:

 

  • Predisposição genética para a doença;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Sobrepeso;
  • Obesidade;
  • Sobrecarga das articulações;
  • Problemas de alinhamento no quadril;
  • Trauma;
  • Entre outros.

 

Os principais sintomas condromalácia patelar é a dor na região da rótula, que pode ser mais intensa durante a realização de determinados movimentos ( subir e descer escadas, se agachar, esticar o joelho,etc). Além da dor, o paciente também pode relatar sensibilidade na região, inchaço, dificuldade para se movimentar e estalidos.

 

Por conta desses sintomas, a condromalácia patelar pode causar um grande prejuízo na movimentação funcional e no desempenho atlético do paciente. Por essa razão, diante dos sintomas é necessário buscar a ajuda de um profissional habilitado e de confiança para um diagnóstico preciso e início do tratamento.

 

Tratamento da condromalácia patelar

 

Para um diagnóstico preciso, o médico precisa avaliar a condição do paciente , os sintomas relatados e o seu respectivo histórico. Aliado a isso, também podem ser solicitados exames complementares para eliminar outras condições que possam afetar essa articulação.

 

Uma vez estabelecido o diagnóstico, o paciente pode iniciar o tratamento da condromalácia patelar. Para garantir a manutenção do arco do movimento e da qualidade de vida do paciente, pode ser recomendado um processo de fortalecimento muscular e um treinamento de equilíbrio para garantir a qualidade dos movimentos realizados.

 

Uma vez que os músculos ao redor do joelho passem por esse fortalecimento, o corpo consegue garantir mais sustentação e movimentos de qualidade.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!